Pular para o conteúdo

CBAt amplia potencial comercial e esportivo do atletismo brasileiro com Estádio Ícaro de Castro Mello

Tratado como "investimento", espaço potencializa atração de competições e proporciona melhor estrutura para desenvolvimento da modalidade

Estádio Ícaro de Castro Melo tem manutenção e gestão esportiva realizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) - Matias Santana / CBAt

⚡ Máquina Fast
  • Troféu Brasil de Atletismo 2026 inaugura o Estádio Ícaro de Castro Mello, que possui a única pista de nove raias certificada nível 1 da World Athletics na América Latina.
  • A competição será transmitida pela Globo e conta com apoio financeiro do Governo de São Paulo e patrocinadores como Loterias Caixa, fortalecendo a visibilidade do atletismo nacional.
  • A CBAt usa o estádio como ativo estratégico para desenvolvimento do esporte, buscando novos eventos internacionais e parcerias comerciais, sem comprometer recursos atuais da entidade.
Pontos-chave gerados por IA, com edição jornalística.Feito por shiftx

O Troféu Brasil de Atletismo 2026 começou nesta quinta-feira (23) e, além de marcar o início da principal competição da modalidade, inaugura a utilização do Estádio Ícaro de Castro Mello, ao lado do Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), sob gestão da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

O estádio localizado no complexo esportivo que também conta com o Ginásio do Ibirapuera, foi reinaugurado em julho, após passar por uma série de reformas que incluíram a construção da única pista de nove raias com certificação nível 1 da World Athletics da América Latina.

O Governo do Estado de São Paulo forneceu à CBAt a gestão esportiva do espaço. A entidade ganhou, então, um ativo de grande valor para promover o desenvolvimento do atletismo e se promover comercialmente.

O pontapé inicial foi dado logo com o Troféu Brasil, principal competição nacional de atletismo, que reúne os principais clubes e atletas da modalidade. Comercialmente, o Troféu Brasil também acaba sendo uma grande vitrine para a CBAt. Nesta edição, a competição chegará a ser transmitida pela Globo na televisão aberta, o que leva as modalidades para novos públicos e, consequentemente, gera maior reconhecimento para a entidade.

“É o maior evento do calendário brasileiro, o maior evento realizado pela CBAt, faz parte das nossas entregas com nossos patrocinadores. Neste ano contamos com o Governo do Estado de São Paulo injetando R$ 760 mil para realização do evento. Ele [o Troféu Brasil] move todo o ecossistema, não só da CBAT, mas do atletismo”, disse Wlamir Motta Campos, presidente da CBAt, à Máquina do Esporte.

A competição torneio tem o patrocínio máster das Loterias Caixa, além da presença de marcas como Puma, Max Recovery, Play Piso e Lindoya Verão, entre outros.

“É uma honra para a Caixa Loterias estar aqui apoiando essa iniciativa. Temos uma parceria de 30 anos com o atletismo, com o esporte olímpico em geral. Não podíamos deixar de estar aqui, em um momento muito importante, a maior cidade do país recebendo de volta um equipamento esportivo tão importante”, afirmou Juliano Fernandes Bourim, diretor-executivo das Loterias Caixa.

Desenvolvimento

Pelos planos da CBAt, o Estádio Ícaro de Castro Mello será utilizado como um ativo central para o desenvolvimento do atletismo no Brasil. Com a estrutura seguindo os padrões rigorosos impostos pela federação internacional do esporte, a World Athletics, a entidade passa a ter um local para receber competições que antes não poderia sediar, além de oferecer condições melhores para torneios nacionais.

“Já estamos negociando com a World Athletics para trazer uma etapa do Continental Tour Gold no primeiro quadrimestre de 2027. Esse evento nunca foi realizado na América Latina e agora nós temos possibilidade de fazer”, contou Wlamir Motta Campos.

Do ponto de vista comercial, o estádio também abre novos horizontes. Com mais de 11 mil assentos instalados, dois novos telões e iluminação refeita, o espaço amplia o interesse de potenciais patrocinadores para a confederação e para as competições que organiza. 

As arquibancadas permitem a venda, ou ao menos a distribuição, de ingressos, o que por sua vez gera um novo ponto de contato para a CBAt e as marcas patrocinadoras com o público interessado pelo esporte. O Troféu Brasil de Atletismo 2026, por exemplo, tem entradas gratuitas.

Entre as propriedades que poderão ser negociadas está o naming rights do estádio, que ainda depende de algumas autorizações para avançar.

“Estamos negociando com a Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo para formalizar essa autorização para que a gente possa explorar também, o que vai facilitar bastante. As coisas estão caminhando de forma positiva”, afirmou o presidente da CBAt.

O aspecto social não será esquecido. A intenção da CBAt é realizar uma série de ações que utilizem o esporte como ferramenta de transformação social e criem oportunidades de formação de novos atletas. 

“O mercado quer investir na formação e no desenvolvimento. No atletismo não é diferente. Tenho certeza que teremos outros grandes parceiros por conta de todos os projetos que serão desenvolvidos aqui”, exaltou.

“Os parceiros são sempre super importantes nesse processo. A gente vem trabalhando muito bem nisso. Estamos conseguindo cada vez mais patrocinadores e acredito que é um ativo gigantesco que vai colocar ainda mais luz na CBAT, no nosso trabalho”, prosseguiu.

Lucro

Inicialmente, a CBAt não trata o Estádio Ícaro de Castro Mello como um ativo pensado para gerar lucro, mas sim como um investimento em infraestrutura. No momento, a entidade trabalha para compreender quais serão os gastos envolvidos na gestão do complexo.

De qualquer forma, os custos não deverão impactar as contas da entidade. O planejamento é angariar novos recursos, a partir de parcerias, por exemplo, para impedir que o estádio se torne um peso financeiro excessivo.

“Teremos que colocar isso na planilha, qual vai ser o nosso custo de manutenção, para que a gente saiba o quanto precisamos de receitas novas. Isso eu já assegurei pra nossa comunidade. Não utilizarei os recursos que nós já temos”, concluiu Wlamir Motta Campos, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).