Miguel Angelo da Luz, que comandou a seleção brasileira feminina de basquete na conquista do título do Mundial da Austrália em 1994, terá sua história contada no marco de 30 anos da conquista, comemorada no último dia 12 de junho.
Não é só sorte: Miguel Angelo da Luz e o melhor basquete feminino do mundo, de Luciano Maluly e Marcelo Cardoso, será lançado no próximo dia 30 no Gurilândia Clube, no Rio de Janeiro, às 18h30. Também haverá lançamento em São Paulo , em data a ser definida.
Miguel Angelo conduziu a seleção feminina, comandada em quadra por Paula e Hortência, na quebra da hegemonia de Estados Unidos e ex-URSS nas quadras. O treinador também liderou a equipe nacional na conquista da medalha de prata olímpica nos Jogos de Atlanta 1996.
Na obra, os autores contam a história do professor de educação física que acabou eleito o melhor técnico de basquete do mundo.
O livro traz depoimentos de Paula, Hortência, Janeth, Marta, Alessandra, Cintia Tuiú, Helen, do assistente técnico Sérgio Maroneze, do preparador físico Hermes Balbino, dos jornalistas Juarez Araújo e Marcelo Barreto, que cobriram o Mundial, e Sérgio de Barros, então assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que morreu em 2021.
História
O técnico conduziu um time talentoso, mas desprovido de grandes títulos internacionais, rumo à sua principal conquista. Além de Paula e Hortência, a seleção de 1994 também via despontar novos talentos como Janeth, Adriana, Helen, Leila, Cíntia Tuiú e Alessandra.
Aquela conquista foi cheia de altos e baixos. Na primeira fase, o Brasil venceu Taiwan (112 a 83) e Polônia (87 a 77), mas perdeu sua invencibilidade para a Eslováquia (88 a 99).
Na fase seguinte, mais dois triunfos, sobre Cuba (111 a 91) e Espanha (92 a 87). No entanto, o time sucumbiu diante da China (90 a 97).
Mesmo assim, se classificou para as semifinais, quando enfrenteu os Estados Unidos, então bicampeão mundial. A vitória espetacular, por 110 a 107, credenciou o time de Paula e Hortência para a decisão, diante das chinesas.
Com a confiança lá no alto após a final antecipada com as norte-americanas, o Brasil não teve dificuldade para comandar o placar e derrotar a China por 96 e 87 e conquistar o título mundial pela primeira e única vez na história da seleção feminina.
Autores
Maluly é doutor em Ciências da Comunicação, jornalista e professor de Jornalismo da ECA-USP, além de autor do livro Jornalismo Esportivo: princípios e técnicas.
Cardoso é professor pós-graduado em Comunicação e ministra cursos e palestras. Pesquisa e publica artigos sobre jornalismo e esporte; rádio e podcast. Trabalhou nas rádios América, Bandeirantes, Capital e Eldorado e foi repórter no Estado de S. Paulo.
O livro é dedicado a Valdir Baptista, professor, jornalista e cineasta, que iniciou o projeto com Maluly e Cardoso, que faleceu pouco depois.
Serviço
Lançamento: Não é só sorte: Miguel Angelo da Luz e o melhor basquete feminino do mundo
Autores: Luciano Maluly e Marcelo Cardoso
Editora: Com-Arte
Data: 30 de setembro, às 18h30 Local: Gurilândia Clube (Rua São Clemente, 408, Botafogo, Rio de Janeiro)