O Google decidiu avançar com a estratégia de reforçar sua presença no basquete feminino. Nesta terça-feira (30), a gigante do ramo de tecnologia firmou um contrato com a Federação Internacional de Basquete (Fiba) para se tornar patrocinadora global da Copa do Mundo da modalidade, que será disputada na Austrália, a partir do dia 22 de setembro. Os valores do negócio não foram divulgados. Pela segunda vez consecutiva, o Brasil não se classificou para o torneio.
Esta é a primeira vez que a Fiba assina com um patrocinador exclusivo para o basquete feminino. Desde o ano passado, o Google tem apostado na modalidade. Em maio de 2021, a empresa firmou parceria com a WNBA, liga de basquete feminino dos Estados Unidos. Um dos compromissos assumidos pela multinacional na ocasião foi de trabalhar ao lado da ESPN a fim de garantir que todos os jogos da competição fossem transmitidos em escala nacional para o público norte-americano.
Transmissão de todos os jogos
Além disso, o Google passou a fazer parte do WNBA Changemakers, iniciativa que busca valorizar o campeonato e aumentar sua geração de receitas, ao mesmo tempo em que apoia ações voltadas à igualdade racial e de gênero.
O contrato do Google com a Fiba traz dispositivos similares aos assumidos perante a WNBA, já que o acordo inclui a colaboração com a emissora do grupo Disney para garantir a cobertura de todos os jogos do Mundial. A ideia é que uma parte dos confrontos seja transmitida pelos canais da ESPN, enquanto as outras restantes poderão ser assistidas ao vivo pelo YouTube e pela plataforma de streaming Courtside 1891.