Nem LeBron James nem Stephen Curry. O novo líder em venda de camisas da NBA é o ala-armador Luka Doncic, que se transferiu recentemente para o Los Angeles Lakers. O esloveno é o primeiro jogador estrangeiro a liderar esse segmento na história da liga norte-americana de basquete.
Atrás dele estão, justamente, Stephen Curry, do Golden State Warriors, e LeBron James, companheiro de Doncic nos Lakers. Em seguida, vêm Jayson Tatum (Boston Celtics) e Jalen Brunson (New York Knicks).
Times
Impulsionados por Luka Doncic e Lebron James, os Lakers lideram as vendas de produtos licenciados nesta temporada. A franquia da Califórnia é seguida por Boston Celtics, Golden State Warriors, New York Knicks e Chicago Bulls.
James foi o jogador que mais gerou atração nas mídias digitais da NBA durante a temporada regular, com 3,23 bilhões de visualizações.
Outros atletas com boa visibilidade foram Curry (2,56 bilhões de visualizações), Doncic (1,82 bilhão), Victor Wembanyama (1,47 bilhão) e Nikola Jokic (1,2 bilhão).
Ranking
O ranking de camisas mais vendidas da NBA é baseado nas vendas do NBAStore.com. É a primeira vez desde a temporada regular de 2012/2013 que James ou Curry não lideram essa lista. À época, Carmelo Anthony, então nos Knicks, ocupava a ponta.
Doncic chegou aos Lakers vindo do Dallas Mavericks em fevereiro como parte de uma troca que fez Anthony Davis ir para a franquia do Texas.
A mudança trouxe um impacto significativo nos negócios para Doncic, já que o jogador de 26 anos havia ficado em oitavo lugar no ranking de janeiro.
Agora, o esloveno estreará nos playoffs pelos Lakers no próximo sábado (19), quando se iniciará a série melhor de sete jogos contra o Minnesota Timberwolves.