A Liga de Basquete Feminino (LBF) ganhou uma novidade no regulamento da temporada 2025, que terá início no próximo sábado (8). A competição terá, pela primeira vez na sua história, a implementação do Fair Play Financeiro, iniciativa que exige que os clubes cumpram seus compromissos de pagamento com todos os envolvidos. Se isso não acontecer, o time em questão não terá vaga na temporada seguinte.
De acordo com Fernando Maroni, superintendente da LBF, este será um ponto sem negociação daqui para frente. O dirigente destacou que, apesar desse não ser um problema comum no basquete feminino, cumprir as obrigações financeiras tem que ser encarado como algo fundamental na principal competição de basquete feminino do país.
“Apesar de ser muito raro no basquete feminino qualquer tipo de problema dessa ordem, já que os clubes normalmente honram com seus compromissos, é importante que esse item passe a constar no regulamento e se torne formalmente algo obrigatório. É importante caminhar sempre na direção de medidas que visam ao compliance, e essa é mais uma que estamos tomando”, explicou o dirigente.
A LBF Caixa 2025 terá 11 equipes, número recorde de participantes, na temporada 2025. Além do patrocínio máster da Caixa, o torneio ainda conta com a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), os patrocínios oficiais de Eletrobras, Renata e Roller, além da Molten como fornecedora da bola oficial. TV Brasil e ESPN são as emissoras oficiais, enquanto UOL, GE EPTV, Imirante.com e Live Basketball BR entram como parceiros oficiais de mídia. Por fim, ainda há a parceria da Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de TAM Executiva, Multilog e Cirúrgica Fernandes.
A temporada começará no próximo sábado (8), com dois jogos: Corinthians x Pontz São José Basketball, às 11h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo e exclusiva da TV Brasil, e Blumenau x ADRM Maringá, às 18h, com transmissão ao vivo e exclusiva do Live Basketball BR, via streaming.