Amor ao basquete, cenários exuberantes da Floresta Amazônica e muita superação. Estes são alguns dos ingredientes presentes no documentário “Gigantes de Tefé”, fruto de uma parceria entre a Liga Nacional de Basquete (LNB) e a Penalty, que deve agradar não apenas os fãs do esporte, mas emocionar o público em geral.
A obra, que se passa no coração da Amazônia e narra as trajetórias de nove adolescentes com idades entre 15 e 17 anos, terá exibições especiais na quinta-feira (25) e na sexta-feira (26), dentro do programa SportsCenter, da ESPN. O filme foi dividido em duas reportagens, que serão mostradas nos dois dias, às 16h (inédito) e às 23h (reprise). Depois disso, o documentário ficará disponível no YouTube do NBB, torneio organizado pela LNB.
Ambientado em Tefé, cidade de 60 mil moradores localizada a 522km de Manaus (AM), o filme fala do projeto “Super Basketball Social”, desenvolvido pelo professor carioca Renato Almeida e apoiado pela Liga Nacional de Basquete desde 2019.
36 horas de barco
Enfrentando todo tipo de dificuldade, como falta de quadras e equipamentos adequados para treinar ou mesmo a pobreza e as perdas familiares sofridas pelos alunos, o time encara uma viagem de 36 horas em um barco rumo a Manaus, para a disputa dos Jogos Escolares do Amazonas, que foram realizados no mês de julho.
A história de “Gigantes de Tefé” é contada pelo repórter Rafael Pimentel e o cinegrafista Alexandro Pereira, que acompanharam a trajetória do grupo em busca da realização desse sonho esportivo.
“Histórias como a dos ‘Gigantes de Tefé’ são comprovações práticas do nosso propósito institucional. Poder levar material esportivo a um local de tão difícil acesso é superar um gargalo que impede a prática esportiva, mas, acima de tudo, é levar o poder transformador do esporte a mais pessoas”, afirmou Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty.