Ainda que conhecido como país do futebol, o Brasil tem adotado novos comportamentos na busca por mais informações sobre outras modalidades esportivas no Google. É o que revela uma pesquisa da Timelens, plataforma de análise de dados que investiga as pegadas digitais dos brasileiros.
Apesar de o interesse por futebol continuar soberano no ambiente on-line, as buscas, compartilhamentos e menções sobre outras modalidades vêm crescendo. Após uma análise ampla, três outros esportes tiveram os resultados divulgados: basquete, vôlei e automobilismo, mais especificamente Fórmula 1.
Fórmula 1
Sem dúvida, o maior destaque entre os esportes observados foi a principal categoria do automobilismo mundial, a Fórmula 1. Mesmo considerada uma modalidade elitista e sem um representante fixo do país na categoria para movimentar a torcida dos brasileiros há tempos, o interesse tem crescido nos últimos anos.
Com aumento de 20% nas buscas e 16,8% nas menções ao longo de 2022, o campeonato de automobilismo vem se popularizando e conquistando novos públicos, visto que os interessados das classes C/D pela modalidade representam 20%, frente a 13% dos interessados que pertencem às classes A/B.
Basquete
Por mais que o basquete já esteja bem consolidado como um esporte popular, é interessante observar que, no último ano, as buscas pela modalidade da bola laranja foram as que mais cresceram entre os esportes analisados (+22,6%), mesmo após os Jogos Olímpicos, evento que coloca outras modalidades, além do futebol, sob os holofotes para o mercado consumidor.
Mas ainda que o interesse baseado nas buscas seja bem relevante, as menções sobre o esporte em 2022 aumentaram apenas 2%, enquanto o interesse permaneceu dentro do mesmo patamar comparativo entre as classes: 24% em cada uma delas.
Vôlei
As seleções brasileiras de voleibol, tanto feminina quanto masculina, sempre foram pauta para além do território brasileiro. Conhecidas mundialmente por seus diversos títulos e atletas, parece que dentro do próprio país o esporte já não é tão popular como anos atrás.
Com uma queda de quase 21% nas pesquisas pela modalidade no ano que sucedeu os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (que foram disputados em 2021), e com menos 42% nas menções no mesmo período, fica claro que o brasileiro já não encontra mais a mesma emoção para acompanhar os campeonatos da modalidade como antigamente.