Pular para o conteúdo

Série da Netflix mostrará como Shaquille O’Neal e Allen Iverson reviveram a Reebok Basketball

Shaquille O'Neal será estrela de documentário da Netflix - Reprodução / YouTube (@Netflix)

Em seu mais novo investimento no universo esportivo, a plataforma de streaming Netflix lançará, no próximo mês, um documentário que narra a ressurreição de uma marca que fez história no basquete há algumas décadas.

“Power Moves” estreará em 4 de junho e mostrará como os ex-jogadores Shaquille O’Neal e Allen Iverson, astros da National Basketball Association (NBA), ajudaram a reconstruir os negócios da Reebok no basquete.

A série é coproduzida pela Jersey Legends Productions, de O’Neal, em colaboração com a Intellectual Property Corporation, que integra a Sony Pictures Television.

Como a Reebok se afastou do basquete

Nos tempos em que atuavam em quadra, os dois ex-atletas, que hoje ocupam cargos de executivos, foram patrocinados pela fabricante de materiais esportivos. O primeiro contrato de O’Neal com a marca foi assinado em 1992, quando ele ainda era um novato do Orlando Magic.

Os investimentos da Reebok no basquete tiveram início na década de 1980. Além das parcerias com atletas, a marca chegou a ser fornecedora oficial de uniformes para as equipes da NBA.

A partir de 2005, porém, essa relação chegou ao fim, com a aquisição da marca pela Adidas, em um negócio que foi avaliado, à época, em US$ 3,8 bilhões.

A Reebok seguiu existindo como subsidiária da gigante alemã, porém o foco de seus negócios foi alterado.

Para bater de frente com a Nike, a Adidas passou a ocupar as propriedades esportivas da Reebok, caso dos uniformes da NBA, em uma mudança ocorrida em 2006.

Em contrapartida, a Reebok voltou seus esforços para a área fitness, incluindo uma parceria com o CrossFit.

Mudança de controle e novos rumos

A Reebok passou por uma nova mudança de rota em 2021, quando a Adidas decidiu vender a marca para o Authentic Brands Group.

Desde então, a Reebok tem realizado fortes investimentos em diversos esportes. A reconstrução dos negócios da marca no basquete contou com participações fundamentais de Shaquille O’Neal e Allen Iverson, atuando agora como presidente e vice-presidente, respectivamente, da Reebok Basketball.

A estratégia da dupla consistiu em resgatar aquilo que havia dado certo nas décadas de 1980 e 1990, com a retomada de parcerias com ídolos das quadras.

Estratégia adaptada a um novo momento

A primeira estrela escolhida foi Angel Reese, que atua pelo Chicago Sky, da Women’s National Basketball Association (WNBA), mas que já mobilizava uma legião de fãs desde quando jogava basquete universitário.

Reese tem sido uma das principais divulgadoras do novo Motor A da Reebok e terá um tênis exclusivo lançado em 2026. 

O’Neal e Iverson, portanto, não ficaram presos à antiga estratégia, mas souberam adaptá-la aos novos tempos, buscando meios de conectar a marca às gerações mais jovens.

Atualmente, a lista de embaixadores da Reebok Basketball conta com nomes como Darius Acuff Jr., de 18 anos e que tem contrato com o time universitário Arkansas Razorbacks; o lituano Matas Buzelis, de 20 anos e que atua pelo Chicago Bulls; e DiJonai Carrington, jogadora de 27 anos do Dallas Wings, da WNBA.