A cidade de São Paulo (SP) receberá, entre os dias 9 e 15 de dezembro, a Copa do Mundo de Beach Tennis. O torneio, que será disputado pela segunda vez consecutiva na capital paulista, estará dividido nas modalidades profissional e juvenil.
A categoria profissional conatará com 16 países, enquanto a juvenil terá 12 nacionalidades na disputa. Ambas terão seus participantes divulgados em novembro pela Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês).
O torneio será realizado na Avenida Roque Petroni Júnior, na zona sul da capital paulista, e contará com US$ 35 mil de premiação para os países participantes, com um critério de distribuição a ser definido pela ITF.
Com um valor aproximado de R$ 3 milhões a ser investido, o evento contará com nove quadras e uma arena central, que, juntas, possuem capacidade para 3 mil pessoas.
Nova organização
Durante os próximos três anos, a competição passará a ser organizada pela Goolaço, empresa que já comandou diversos eventos de esportes de areia, tais como Arena Verão, Praia de Paulista e Sand Series Ribeirão Preto.
Além da premiação, uma novidade na Copa do Mundo, a empresa pretende mudar os procedimentos de logística e cuidado com os atletas e o público.
“Esta edição promete demonstrar o tamanho da força e da popularidade que o beach tennis vem conquistando em todo o mundo, especialmente no Brasil. O nosso país já é conhecido como uma das grandes potências da modalidade, e a expectativa é trazer muitos torcedores para as arquibancadas”, comentou Anderson Rubinatto, membro do comitê organizador do evento.
A edição de 2024 da Copa do Mundo de Beach Tennis será a quarta seguida realizada no Brasil. O torneio fez sua estreia no país em 2021, com as duas primeiras etapas sendo realizadas no Rio de Janeiro. Em 2023, a competição foi trazida para São Paulo.