A Copa América 2024, disputada entre os dias 20 de junho e 14 de julho, nos Estados Unidos, obteve um crescimento de público em relação a edição de 2019. De acordo com a Conmebol, os 14 estádios do torneio receberam mais de 1,6 milhão de pessoas.
O número representa um aumento de 80% em relação à Copa América 2019, a última edição do torneio que não sofreu com limitações de público por conta da pandemia de Covid-19, disputada no Brasil.
A competição utilizou, em sua maioria, estádios de equipes da NFL. A capacidade das sedes variou de 18.500 a 82.500 pessoas. Com uma média de 49 mil pessoas por jogo, a ocupação da Copa América 2024, de acordo com a Conmebol, foi de 77%.
O maior público foi registrado no duelo entre Argentina e Chile, válido pela segunda rodada da fase de grupos. O confronto, disputado no MetLife Stadium, em Nova Jersey, contou com a presença de 81.102 torcedores.
Audiência
A audiência da Copa América 2024 também obteve um crescimento, em comparação com a última edição, disputada em 2021, de acordo com a Conmebol.
“[A Copa América 2024] bateu recordes em tudo que medimos em termos de abrangência. Batemos recordes de audiência na Argentina e no Brasil”, disse Juan Emilio Roa, diretor comercial e de marketing da Conmebol, em entrevista à agência EFE.
No Brasil a competição foi transmitida pelo Grupo Globo, com Globo, Sportv e Globoplay, e Cazé TV, na internet. De acordo com a Conmebol, 84,6 milhões de pessoas assistiram aos jogos do torneio no Brasil, número 82% superior ao registrado em 2021.
Na Argentina, que se tornou a maior campeã da Copa América, a final contra a Colômbia alcançou audiência de 58,98%. A semifinal contra o Canadá obteve resultado próximo, com 58,64%.
A audiência da final na Colômbia foi de 28,4 pontos, enquanto a semifinal contra o Uruguai atingiu 25,5, um aumento de 30% em relação a 2021. Na Venezuela, o destaque foi a partida contra o Canadá, que alcançou uma participação de 90,85%.
O Uruguai teve 90% de suas casas alcançadas pelas transmissões da Copa América, enquanto o confronto entre Chile e Argentina foi assistido por 8,6 milhões de pessoas no Chile.
Anfitrião
Nos Estados Unidos, a final da Copa América 2024 teve audiência de 7 milhões de pessoas entre os falantes de inglês, de acordo com a Fox. O número é o dobro do registrado com a decisão da Euro 2024, disputada no mesmo dia.
Já a Univision, emissora dedicada à comunidade hispano-americana dos EUA, obteve audiência de 6 milhões de pessoas.
Vale lembrar que a Copa América 2024 teve apelo especial aos estadunidenses por conta da presença de Lionel Messi, craque argentino que se tornou a principal estrela do futebol no país após se transferir para o Inter Miami, da MLS, no ano passado.
Redes sociais
No ambiente digital, a Copa América 2024 resultou no crescimento dos perfis oficiais da competição nas redes sociais, em que agora acumularam 19 milhões de seguidores, número quatro vezes maior do que na edição de 2021.
A análise da Conmebol indicou que o torneio gerou 207 milhões de interações, com 1,8 bilhão de visualizações em vídeos e um valor de exposição de marca de US$ 78,8 milhões.