A Adidas apresentou, nesta quarta-feira (5), a nova coleção de uniformes principais para 22 seleções parceiras da marca que disputarão ou estão em vias de conseguir a vaga para a Copa do Mundo de 2026 e outras competições oficiais.
“O uniforme nacional é o símbolo da união e do orgulho de um país”, afirmou Sam Handy, diretor-geral de futebol da Adidas.
“À medida que as seleções entram em campo na maior Copa do Mundo da história, elas carregam as esperanças de uma nova geração de torcedores, enquanto representam as que vieram antes”, acrescentou.
Os modelos estarão disponíveis para compra a partir desta quinta-feira (6), em lojas físicas, como a Arena Trionda erguida no Shopping Eldorado, em São Paulo (SP), e no site da marca.
A coleção inclui uniformes de Argélia, Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Costa Rica, Alemanha, Hungria, Itália, Japão, México, Irlanda do Norte, Peru, Catar, Arábia Saudita, Escócia, Espanha, Suécia, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Venezuela e País de Gales.
Design
Os uniformes foram desenvolvidos com elementos visuais inspirados nas histórias, paisagens e culturas de cada país.
Segundo a Adidas, os modelos combinam tradição e estética contemporânea, com o objetivo de conectar diferentes gerações de torcedores.
“Desenhar nossa coleção de uniformes para a Copa do Mundo de 2026 foi uma oportunidade de honrar a identidade única de cada país, enquanto impulsionamos os limites da inovação e do desempenho”, disse Thomas Mace, vice-presidente de design da Adidas Futebol.
Tecnologia
Todos os modelos contam com a tecnologia Climacool+, que utiliza tecidos de elasticidade mecânica 3D e mapeamento corporal para absorver o suor e manter os atletas secos por mais tempo.
As três listras perfuradas e áreas de malha garantem, segundo a empresa de material esportivo, ventilação em diferentes condições climáticas.
A coleção também introduz um novo logotipo da Adidas com efeito lenticular termoimpresso, que muda de aparência conforme o ângulo de visão.
Veja abaixo as características dos uniformes das principais seleções que têm a Adidas como fornecedora de material esportivo:
Argentina

O uniforme argentino mantém as tradicionais listras verticais em azul e branco, agora com um efeito de desvanecimento em três tons de azul.
O design faz referência às conquistas das Copas do Mundo de 1978, 1986 e 2022. A inscrição “1896” aparece no verso da gola, marcando o ano de fundação da Associação de Futebol Argentino (AFA).
Alemanha

A camisa da Alemanha apresenta um padrão em forma de diamante inspirado nas conquistas de 1990 e 2014.
O detalhe em chevron remete ao uniforme de 1994, última edição do torneio sediada nos Estados Unidos. O design busca conectar diferentes gerações de torcedores por meio de elementos visuais reconhecíveis.
Itália

O uniforme italiano traz uma base azul com padrão gráfico repetitivo inspirado nas coroas de louros da Roma Antiga, símbolo de vitória.
O apelido “Azzurra” aparece em letras douradas na parte traseira da gola, reforçando a identidade da seleção.
Espanha

O uniforme espanhol tem listras verticais amarelas sobre um fundo vermelho, remetendo à bandeira e ao escudo nacional.
A palavra “España” está posicionada na parte de trás da gola, simbolizando o orgulho da nação e sua tradição no futebol internacional.
México

O verde tradicional do México é acompanhado por um grafismo vibrante inspirado no calendário asteca.
A frase “Somos México” e a tipografia “Aztechno” aparecem no topo da gola, nas cores da bandeira nacional. O design busca refletir o espírito da nova era da seleção.
Japão

A camisa japonesa utiliza tons de azul-acinzentado em um gráfico abstrato que representa o horizonte onde céu e mar se encontram.
A paisagem é considerada símbolo da beleza natural do país e foi incorporada ao design como elemento central.
