Copa do Mundo de 2026 terá abertura no lendário Azteca e final na cosmopolita Nova York

Com locais da abertura e da final já definidos, Mundial será disputado entre 11 de junho e 19 de julho - Reprodução / X (@FIFAWorldCup)

A Fifa revelou, neste domingo (5), algumas definições relativas à Copa do Mundo de 2026, que será disputada pela primeira vez em três países (Estados Unidos, Canadá e México). Entre as decisões anunciadas está que o jogo de abertura será no lendário Estádio Azteca, na Cidade do México (que recebeu as finais de 1970 e 1986), enquanto a final será realizada no MetLife Stadium, casa do New York Giants e do New York Jets, da NFL, na região de Nova York e Nova Jersey, nos EUA.

A entidade que comanda o futebol mundial também detalhou como será a competição, que entrará para a história com uma série de recordes. Pela primeira vez, 48 seleções disputarão a Copa. Além disso, serão 39 dias de duração e 104 partidas disputadas, com início no dia 11 de junho e término em 19 de julho.

Com tudo isso definido, o regulamento será inédito. As 48 equipes serão divididas em 12 grupos com quatro em cada um na primeira fase. As duas melhores de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançarão à segunda fase, dando início ao mata-mata.

Com 32 seleções, a terceira fase, nesse formato, ocorrerá pela primeira vez em um Mundial. Os vencedores chegarão às oitavas de final e, daí em diante, o torneio terá quartas, semifinais e a grande final.

Mais detalhes

Como o número de seleções será o maior da história e as distâncias geográficas muito grandes pelo fato de serem três países (dois deles com grande extensão territorial), a Fifa decidiu que cada seleção jogará a fase de grupos dentro de uma das três regiões definidas pela entidade (Costa Oeste, Central e Costa Leste). O objetivo será diminuir os deslocamentos o máximo possível.

Outra questão é que as três seleções anfitriãs disputarão a primeira fase apenas no próprio país. Além disso, ficou definido também que, a partir das quartas de final, apenas os Estados Unidos receberão jogos.

Ao todo, 16 estádios serão anfitriões das partidas da Copa, sendo 11 nos EUA, três no México e dois no Canadá. Veja a lista abaixo:

Estados Unidos

Canadá

México

Sair da versão mobile