O SBT e a N Sports deverão anunciar, em breve, um acordo para a transmissão de 32 jogos da Copa do Mundo de 2026. As duas empresas fecharam com a LiveMode a compra de um pacote que assegurará a transmissão de uma partida por dia do Mundial. O contrato está em fase final de assinatura, e alguns detalhes foram divulgados por diversos veículos nos últimos dias.
A reportagem da Máquina do Esporte, desde então, tem conversado com diversos executivos envolvidos na negociação. E, agora, traz alguns detalhes do acordo, que fará com que a Copa de 2026 seja aquela com o maior número de parceiros entre as empresas de mídia no Brasil desde o Mundial de 2014, realizado em solo nacional.
O pacote adquirido por SBT e N Sports envolve todas as partidas da seleção brasileira na Copa e ainda jogos de fases decisivas. Alguns deles serão jogos transmitidos também pelo Grupo Globo, que fechou acordo direto com a Fifa. Outros estarão na CazéTV, única emissora que até agora tem os 104 jogos do Mundial assegurados.
Com 32 jogos, as duas empresas terão a transmissão de pelo menos uma partida por dia durante o Mundial, que terá pela primeira vez a presença de 48 seleções.
Pelo acordo, SBT e N Sports farão a transmissão em simulcast (ou seja, de forma simultânea, com a mesma equipe de profissionais para os dois canais). Por conta disso, Galvão Bueno fará sua “estreia” no SBT. O narrador, que é sócio da N Sports, comandará a transmissão dos jogos, mas estará vinculado ao canal de streaming, sem ter um novo acordo com a emissora paulista.
A presença de Galvão, inclusive, é o trunfo de SBT e N Sports para reaverem, no mercado publicitário, a verba que será despejada para a transmissão do torneio. Os números não foram divulgados, mas, até agora, nenhuma emissora se aventurou a comprar o pacote de 52 jogos que a LiveMode vinha oferecendo para o mercado.
A agência, que tem o acordo com a Fifa para vender com exclusividade os direitos de mídia do Mundial de 2026, tenta passar a outras empresas de mídia o mesmo pacote que o Grupo Globo comprou diretamente com a Fifa. Dona também da CazéTV, a agência assegurou a transmissão de todas as partidas para o seu canal, que continua a ser o único com os direitos sobre todo o Mundial.
A estratégia é similar à adotada pela empresa em 2022, quando lançou o canal com o nome do influenciador Casimiro Miguel justamente depois de não ter nenhum comprador para o pacote de jogos no streaming do Mundial do Catar. A estreia da CazéTV no YouTube com a transmissão da Copa foi o que fez o canal se transformar em um sucesso de audiência.