O sucesso da seleção brasileira na Copa do Mundo se reflete nas redes sociais, de acordo com o InfluenceScope, ferramenta de medição de influência da Nielsen. Classificada para as quartas de final após a vitória contra a Coreia do Sul, o Brasil passou a França e agora é a seleção mais popular no Instagram, com 15,3 milhões de seguidores, superando a seleção de Kylian Mbappé e companhia (12,6 milhões).
Desde o início do Mundial em 20 de novembro, a seleção de Tite teve um crescimento de 16% na rede social, o que representa um aumento de 2,2 milhões de fãs no período. Os dados do InfluenceScope dão suporte aos profissionais durante todo o ciclo de vida do marketing de influenciadores.
Aumento constante
Nos últimos 30 dias, o crescimento do apoio à seleção no Instagram foi ainda maior, de 23%. Foram 3 milhões de novos fãs em relação ao último mês.
Já a França, que agora ocupa o segundo lugar no ranking da influência nas redes, aumentou sua base de apoio em 5%, o que representa um acréscimo de 657 mil seguidores.
Em termos percentuais, a equipe da Copa do Mundo que mais ganhou espaço no Instagram foi o Marrocos, com um crescimento de 37% desde o início do torneio. Foram quase 700 mil novos seguidores a mais desde 20 de novembro.
Richarlison e Casemiro
Com bom desempenho no Mundial, Richarlison é o atleta do Brasil que mais ganhou fãs no Instagram desde o início da competição. Autor de três gols em três partidas (o camisa 9 não entrou em campo contra Camarões), o atacante do Tottenham cresceu 119% na rede social. Agora, conta com 16,1 milhões de fãs.
Por sua vez, o volante Casemiro, autor do gol da vitória sobre a Suíça, cresceu 4% em sua base no Instagram. O defensor já soma 670 mil seguidores durante a Copa e agora aparece com 18,7 milhões.