A busca por camisas da seleção brasileira teve um aumento de 90% após a classificação da equipe do técnico Tite para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. Os números são do site Buscapé, um dos principais sites de busca de preços de produtos do país.
A tendência já vem aparecendo desde a estreia da equipe, na semana passada, com a vitória de 2 a 0 sobre a Sérvia.
“Fica evidente o efeito da Copa do Mundo nos desejos de compra dos brasileiros nos números do Buscapé. À medida que a seleção for avançando no Catar, a tendência é a busca por camisas ser cada vez maior”
Mauricio Cascão, CEO da Mosaico
“Além dessas peças de roupa, o clima do Mundial faz as pessoas buscarem itens que mantêm a tradição de assistir aos jogos reunidos com amigos e parentes, aumentando as pesquisas por TV, projetores de imagem, bebidas, frigobar, adegas, poltronas, bancos, banquetas e até piscinas infláveis”, acrescentou o executivo da Mosaico, plataforma de conteúdo e originação de vendas para comércio eletrônico e empresa que detém a marca Buscapé.
O jogo contra a Suíça, que teve vitória brasileira por 1 a 0, terminou por volta das 15h. Até as 23h59 da última segunda-feira (28) houve esse crescimento de 90% das pesquisas por camisas da seleção brasileira em comparação ao mesmo período de domingo (27). Comparando-se as buscas durante o dia inteiro, o aumento foi de 80%.
Tendência de alta
Desde a semana passada, a procura por esses itens já tem sido maior. A estreia da equipe brasileira no Catar terminou por volta das 18h da última quinta-feira (24) e, até as 23h59, foi observado um aumento de 293% nas buscas por camisas, camisetas e blusas do Brasil em relação ao período de seis horas antes de o jogo terminar (entre 12h e 18h).
Falando-se especificamente do dia do jogo, o volume de buscas disparou e foi 291% maior do que na véspera, em um movimento que permaneceu até o dia seguinte. Na sexta-feira (25), que coincidiu com a Black Friday, o volume de buscas foi alavancado em 106% na comparação com a véspera do jogo (23).
“A disputa do torneio em meio à Black Friday, principal data do comércio virtual, também ajuda a impulsionar essas estatísticas”, analisou Cascão.
O clima de Copa do Mundo já vinha fazendo efeito nas buscas por itens do Brasil antes mesmo da estreia. Nos dias iniciais da Copa do Mundo, entre domingo e quinta-feira da semana passada (20 a 24), o volume de buscas por esses artigos foi 28% maior do que no período equivalente da semana anterior (13 a 17).