O Catar recebeu pouco mais de 765 mil turistas durante as duas primeiras semanas da Copa do Mundo, de acordo com a agência Reuters. O número ficou bem abaixo da meta do país de 1,2 milhão de visitantes internacionais para o torneio.
O país-sede do Mundial esperava inicialmente entre 1 milhão e 1,5 milhão de visitantes, antes que o presidente-executivo da Copa do Catar 2022, Nasser Al Khater, estabelecesse o número de 1,2 milhão em junho.
Embora o evento ainda tenha nove dias de competições, um aumento no número de visitantes parece duvidoso, já que restam apenas oito times e oito partidas no torneio de 64 jogos que começou no dia 20 de novembro.
Fase de grupos
O período de pico para visitantes internacionais ocorreu durante a movimentada fase de grupos, quando 32 times jogavam quatro partidas por dia. A esperança do país é que, à medida que o fim da Copa do Mundo se aproxima, mais torcedores estrangeiros possam decidir ir ao Catar para os jogos decisivos.
A agência Reuters reportou que, para estimular a presença de turistas, o Catar suspendeu as restrições de entrada para cidadãos e residentes de outros estados do Golfo Pérsico.
O relatório dos organizadores afirmou que os primeiros 17 dias da Copa do Mundo viram 765.859 turistas vindos do exterior chegarem ao Catar. Desse número, mais da metade já deixou o país.
O documento do Comitê Supremo de Entrega e Legado, datado de 7 de dezembro, também registrou 1,33 milhão de portadores de ingressos e 3,09 milhões de ingressos vendidos nos oito estádios do Catar. O público acumulado nos estádios nas primeiras 52 partidas foi de 2,65 milhões, segundo o documento.
Vale lembrar que, em junho, o Catar previu que a Copa do Mundo geraria US$ 17 bilhões para sua economia, número inferior à estimativa anterior, que era de US$ 20 bilhões.