CBF revela que notificou Bitci por inadimplência e que contrato não está mais em vigor

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) afirmou que não tem mais nenhum vínculo com a plataforma de blockchain Bitci. O acordo entre as partes, que havia sido assinado no ano passado, foi rescindido pela entidade por falta de pagamento das cotas de patrocínio. A informação foi revelada pela Máquina do Esporte na última terça-feira (22).

Na quarta-feira (23), a Bitci soltou uma nota oficial dizendo que “os contratos entre a seleção brasileira e a Bitci estão válidos e em vigor” e que “não há aviso de rescisão para a Bitci”. A CBF, porém, contesta as duas informações.

”O contrato não está mais em vigor”, informou a confederação, por intermédio de sua assessoria de imprensa, ao ser questionada sobre o comunicado da Bitci.

Segundo a entidade, a informação já foi passada à empresa e houve “a confirmação formal do recebimento da notificação por parte deles”.

Uso de imagem

Apesar de estar inadimplente com o pagamento do patrocínio, a Bitci continua comercializando o fan token da seleção brasileira em seu site oficial. O caso está entregue ao departamento jurídico da confederação, que por enquanto ainda não tomou nenhuma ação legal contra a empresa turca.

Mesmo considerando que não tem mais parceiro oficial no segmento de fan token e tokens não fungíveis (NFTs), a CBF ainda não procurou um outro patrocinador nesta área.

A assinatura de um contrato de patrocínio demanda alguns meses de checagens legais pelo departamento jurídico de ambas as partes, discussão sobre as propriedades que o novo parceiro terá direito e quais produtos serão lançados com a imagem da seleção brasileira. Por isso, não haveria tempo hábil para anunciar um novo patrocinador durante a Copa do Mundo.

Inadimplência

Não é só com a CBF que a Bitci teve problema para pagar os valores acordados. No exterior, a empresa perdeu os acordos que tinha com Sporting (Portugal), Cádiz (Espanha), Spezia (Itália) e a equipe McLaren (Fórmula 1).

No Brasil, a empresa mantém contrato com Ceará, Fortaleza, Coritiba, Sport e Vitória. Segundo a Máquina do Esporte apurou, os quatro primeiros clubes também não estão recebendo da empresa. O Ceará, inclusive, de terça (22) para quarta-feira (23), retirou o logotipo da Bitci da lista de patrocinadores do clube em seu site oficial.

Após publicação da reportagem da Máquina do Esporte, na última quarta-feira (23), Fortaleza e Coritiba fizeram o mesmo. Apenas Sport e Vitória mantêm o emblema da Bitci como parceira comercial dos times em suas páginas na internet.

Sair da versão mobile