Coca-Cola, Nike e Adidas são as marcas que os brasileiros mais associam à Copa do Mundo

A agência de pesquisa comportamental Apoema divulgou, nesta semana, os resultados de uma pesquisa que analisa o perfil do torcedor brasileiro com foco na Copa do Mundo 2022, que terá início no próximo domingo (20). Foram analisadas informações relativas a percepções, gostos, memórias, comportamento de consumo, prioridades, estilos de comemoração e expectativas para o maior evento do futebol mundial.  

Os resultados da pesquisa mostraram que as marcas que realizam um trabalho mais constante na área esportiva e que estão há vários anos envolvidas nesse segmento tendem a ser mais associadas à Copa do Mundo pelos torcedores brasileiros, do que outras que anunciam ou realizam ações mais esporádicas.  

Entre as empresas que mais se destacaram na pesquisa espontânea, em que os entrevistados deveriam indicar os primeiros nomes de patrocinadores que viessem à mente quando o assunto é Copa, estão gigantes como Coca-Cola (71% de menções), Nike (65%) e Adidas (52%).  

Interesse pelo evento

A pesquisa indicou que 79% dos entrevistados declaram gostar da Copa do Mundo, contra 21% que não apreciam o evento. Pelo menos 16% dos brasileiros afirmam ser fanáticos em relação à competição e pretendem assistir a todos os jogos, não apenas os do Brasil.  

O estudo também mostrou que 24% das pessoas ouvidas pretendem comprar uma TV nova para acompanhar a competição, ao passo que 30% têm a intenção de adquirir a camisa da seleção brasileira. Na opinião de 47% das pessoas ouvidas, uma marca pode ficar com a reputação manchada, caso mantenha parcerias com clubes ou atletas envolvidos em escândalos.  

Diversão familiar e torcedores confiantes

O estudo demonstrou que os torcedores brasileiros prezam muito pela família e o lar: 88% acompanham os jogos pela TV e em outros canais de transmissão, sendo 91% em casa, 41% na casa de outras pessoas e 20% em bares.  

Ao serem questionados sobre o que não pode faltar na Copa, 51% responderam que é a família. Em seguida, a lista conta com churrasco (49%) e cerveja (46%). Para 53% das pessoas ouvidas, a relação com o futebol em geral vem desde a infância, ao ver os familiares torcendo para seus times. 

Já quando perguntados a respeito das chances de a seleção brasileira conquistar o hexa, os entrevistados demonstraram confiança: 63% dos torcedores ouvidos acreditam que o Brasil tem grandes possibilidades de se tornar campeão em 2022. A Geração Z é a mais otimista: 64% das pessoas dessa faixa etária disseram estar animadas para o evento deste ano. 

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