Com Copa do Mundo e Black Friday, gigantes do varejo e e-commerce apostam em lives e referências ao futebol

A mudança no calendário da Copa do Mundo, para que pudesse ocorrer na época de clima mais ameno no Catar, país onde o calor costuma ser abrasador, fez com que o maior evento do futebol no planeta coincidisse também com a Black Friday, data em que o comércio em diversos países, o Brasil inclusive, realiza promoções com descontos significativos nos preços de inúmeros produtos.  

No “país do futebol”, com a Black Friday caindo neste ano em 25 de novembro, justamente no dia seguinte à estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, a associação com o esporte acabou se tornando quase uma obrigação para as marcas.  

Lives

As grandes redes de varejo e empresas de e-commerce têm apostado nessa referência ao Mundial, na tentativa de engajar o torcedor brasileiro também na maratona do consumo. Algumas jogam ainda suas fichas em lives com influenciadores famosos, como forma de aumentar ainda mais a mobilização do público.  

A Americanas, por exemplo, escalou o narrador Galvão Bueno, que comandará o jogo do Brasil contra a Sérvia, nesta quinta-feira (24), na Globo, para anunciar sua Red Friday, em referência à cor do logotipo da marca.

O slogan da campanha é “Haaaja promoção”, releitura de um dos mais famosos bordões do locutor da Globo. Na noite desta quinta-feira (24), a partir das 21h, a empresa também realizará uma live no YouTube, TikTok, Facebook e no app na loja, com a presença de influenciadores conhecidos, como o botafoguense Felipe Neto.

Já a Amazon Brasil resolveu mergulhar de cabeça no universo do futebol, como uma forma de atrair consumidores. Nesta quarta-feira (23), a plataforma realizou uma live da Black Friday, com as participações de Fred e Chico Pedrotti, do canal Desimpedidos.  

A realização da live ficou sob responsabilidade da produtora NWB, com direito a conexão entre espectadores, marcas e criadores, além de interação dos usuários no chat com os influenciadores para tirar dúvidas. Foram oito canais transmitindo a programação simultaneamente no YouTube, sendo um no canal Amazon e mais sete em canais de criadores da content tech.  

Referências esportivas 

Mesmo quem não realizou live, aproveitou o Mundial do Catar para fazer suas ativações futebolísticas. O Magalu, por exemplo, utilizou as cores verde, amarela e azul no site, em alusão à seleção. No Instagram, a empresa anunciou uma promoção em parceria com a Samsung, com direito a um encontro entre as personas virtuais das duas marcas (Lu e Sam), para anunciar uma promoção envolvendo TVs 4K de led.  

Os televisores, aliás, são uma das grandes esperanças das redes de varejo e e-commerce nesta Black Friday. Em geral, as seções dos sites com referências à Copa do Mundo trazem aparelhos de TV de última geração em destaque.  

É o caso do Carrefour, por exemplo, com seu “Timaço da Black”, que é visualizado assim que o consumidor acessa a página da rede de hipermercados. A Havan, que nesta semana anunciou seus planos de abandonar de vez os patrocínios esportivos, não deixou de dedicar uma alusão ao maior evento do futebol mundial em sua Black Friday. Na seção “Preparação pra Copa”, os itens em destaque são TVs 4K e modelos de camisas não oficiais para as pessoas torcerem pelo Brasil (e afins).  

O Mercado Livre, por sua vez, utilizou a expressão “tá on” (popularizada por Neymar) para anunciar sua Black Friday, que conta com a promoção “Golaço de Ofertas”. Além de TVs e artigos esportivos, com destaque para a parceria da empresa com a Adidas para a venda de produtos oficiais, a plataforma oferece descontos de até 50% e frete grátis para compras a partir de R$ 199, na categoria supermercado, que inclui bebidas. Nas demais, a entrega gratuita é partir de R$ 79.  

A Shopee aproveitou o clima de Copa para lançar sua “Torcida Shô”, com frete grátis para produtos com selo, nos pedidos acima de R$ 39 (a condição é que o custo da entrega seja de até R$ 20). Entre os itens em destaque na promoção estão cervejas, petiscos, destilados, artigos de decoração relacionados ao Mundial e roupas nas cores verde e amarela.

Para completar, sites especializados em produtos esportivos, como Centauro e Netshoes, também pegaram embalo na expectativa em torno da Copa do Mundo para destacar produtos oficiais da seleção brasileira e publicar conteúdos nas redes relacionados à competição.  

Patrocinadores da seleção brasileira 

Algumas empresas que patrocinam a seleção brasileira também lançaram promoções da Black Friday relacionadas à Copa do Mundo. Um exemplo é a GOL Linhas Aéreas, que anunciou descontos em compras de passagens durante os jogos do Brasil na Copa.  

Já a rede de farmácias Pague Menos informou que divulgará cupons de descontos da Black Friday em suas redes sociais, no intervalo da partida da seleção brasileira contra a Sérvia.  

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