Copa do Mundo abre oportunidades de negócios para torcidas profissionais da seleção brasileira

Em uma época em que o conhecimento técnico se desenvolve de maneira avassaladora, até mesmo para as coisas mais triviais desta vida acabam surgindo especialistas. Ainda que o assunto seja torcer por um time de futebol.  

Torcidas organizadas todo mundo conhece. Mesmo times pequenos as têm. Elas estão sempre presentes em estádios, com suas faixas, bandeiras e gritos de guerra, seja para empurrar seus clubes do coração, seja para provocar os adversários.  

Mas as organizadas não são um fenômeno que se restringe aos clubes. No país do futebol, a seleção mais vitoriosa das Copas do Mundo também conta com suas torcidas, que funcionam em um sistema para lá de profissional. Com direito a parcerias, patrocínios e muito mais.  

Torcida Canarinho

A proximidade do Mundial do Catar, que terá início no próximo domingo (20), abriu várias oportunidades de negócios para algumas delas. Uma delas é a Torcida Canarinho, que acompanha a seleção brasileira em Copas do Mundo desde 2006.  

Além de levar ao Catar sua famosa bateria com dezenas de integrantes, a Canarinho anunciou, nesta semana, uma parceria com personalidades como o humorista Fábio Rabin, a jornalista Yara Fantoni e o ex-participante do Big Brother Brasil (BBB) Felipe Prior, para a produção de conteúdos sobre a Copa do Mundo para as redes sociais.  

Yara Fantoni, por exemplo, esteve na convocação da seleção no Rio de Janeiro, realizada no último dia 7 de novembro, trazendo a lista de selecionados de Tite.

“Eu trabalhei na Copa de 2014 e tinha um sonho de cobrir a seleção fora. Neste ano, estive no Mundial de Clubes, em Abu Dhabi, e foi incrível. Quero pegar a experiência de TV e misturar com a liberdade que as redes sociais nos proporcionam. Feliz de fazer parte desse time”, afirmou a jornalista. 

Neste Mundial, a Torcida Canarinho firmou parcerias com a empresa de apostas esportivas Mr. Jackbet, a marca de eletroeletrônicos Aiwa e o canal Sportv, do Grupo Globo.  

Quem acompanha as redes sociais da organizada irá se deparar com diversos conteúdos relacionados à Copa, que vão desde músicas para torcedores e vídeos com lances de craques brasileiros nas edições passadas do torneio, até dicas e informações úteis sobre o Catar.  

Movimento Verde Amarelo

Outra torcida organizada que tem fechado vários contratos nos últimos tempos é o Movimento Verde Amarelo Brasil. Surgida em 2008, a agremiação também costuma acompanhar seleções e atletas brasileiros em diferentes modalidades.  

A live da convocação da seleção brasileira, feita pelo Movimento Verde Amarelo em seu canal no YouTube, contou com patrocínios de marcas como Brahma, Guaraná Antarctica, Cimed e Stella Barros Turismo. Isso sem contar a empresa de apostas esportivas Betnacional, que inclusive está divulgando nas redes do Movimento Verde Amarelo um bolão, cujo prêmio será de R$ 1 milhão para o vencedor.  

Nesta semana, o esquenta promovido pelo movimento também teve o patrocínio dessas marcas, com direito a uma versão futebolística de “Pelados em Santos”, dos Mamonas Assassinas, em que a Brahma é mencionada em um dos versos.   

Além de contar com alguns dos mesmos patrocinadores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Movimento Verde Amarelo também desenvolve vários conteúdos para as redes em parceria com a entidade.  

No Instagram do Movimento Verde Amarelo, por exemplo, está fixado um vídeo em que jogadores da seleção aparecem cantando, ao som de batuque, a música que a organizada compôs para incentivar o Brasil.

Sair da versão mobile