Pesquisa Itaú Unibanco/Rede: Copa do Mundo movimenta gastos dos brasileiros

A paixão pelo futebol move montanhas, inclusive de dinheiro. Números do relatório ”Análise do Comportamento de Consumo”, realizado pelo Itaú Unibanco e a Rede, mostraram que a expectativa em torno da Copa do Mundo 2022, que terá início no domingo (20), vem impactando a economia no Brasil.  

O estudo apontou um aumento significativo nos gastos feitos por brasileiros no Catar. O valor transacionado para consumo no país-sede da competição, que já vinha subindo desde o início do ano, teve um incremento de 40% no terceiro trimestre, em comparação ao anterior, enquanto a quantidade de operações aumentou 37%.  

Os segmentos que apresentaram maior crescimento foram: agências de turismo, com aumento de 72% na quantidade de operações e tíquete médio de R$ 17.825; aluguel de automóveis, com alta de 183% e tíquete médio de R$ 1.593; e atrações turísticas, com elevação de 22% e tíquete médio de R$ 402. 

A compra dos ingressos pelos brasileiros para os jogos da Copa teve um tíquete médio de R$ 4.766. A Geração Y responde por 55% das aquisições de entradas, enquanto a Geração X participa com 31%. Os estados que mais adquiriram foram: São Paulo (52%), Rio de Janeiro (14%), Paraná (5%), Minas Gerais (5%) e Distrito Federal (4%). 

Consumo no Brasil

A Copa do Mundo, mais especificamente a febre das figurinhas, serviu para aquecer também as vendas nas bancas de jornais, que tiveram um incremento de 99% no valor transacionado e de 73% no total de transações no terceiro trimestre de 2022, em comparação ao mesmo período do ano passado. Neste caso, é a Geração Z que encabeça o crescimento, com salto de 151% nas operações.  

Outro setor que sentiu os impactos positivos da Copa do Mundo é o de artigos esportivos, que registrou um crescimento de 32% no valor transacionado no Brasil, além de um aumento de 24% na quantidade de operações. O impulso foi maior entre as empresas que comercializam a camisa oficial da seleção brasileira.  

Os dados são do relatório “Análise do Comportamento de Consumo” e foram obtidos com base nas compras utilizando cartões do Itaú Unibanco e nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamento do banco. 

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