O espanhol Lorenzo Perales, ex-diretor comercial e de marketing da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), não ficou muito tempo parado no mercado de trabalho após deixar a entidade, em setembro. Perales, que oficialmente alegou “razões pessoais” para deixar a CBF, é o novo diretor de marketing da Neoenergia.
O curioso é que foi Perales, ainda na CBF, quem fechou contrato de patrocínio da Neoenergia com a seleção brasileira feminina, o primeiro exclusivo para as mulheres, e com o Brasileirão Feminino. No caso do Campeonato Brasileiro Feminino, a Neoenergia é também detentora dos naming rights da competição desde o ano passado.
O acordo, assinado em junho de 2021 e cujos valores não foram divulgados, tem duração de quatro anos. A parceria engloba, além da seleção adulta, as categorias de base (Sub-17 e Sub-20) e ativações nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e Paris 2024, Copa América e também na Copa do Mundo Feminina, que será disputada no ano que vem, na Austrália e na Nova Zelândia.
Na Neoenergia, que faz parte do grupo espanhol Iberdrola, que atua no Brasil desde 1997, Perales agora é responsável pelas ações de ativação do patrocínio da empresa com a seleção feminina, contrato que ele mesmo negociou quando atuava na CBF.
Anúncio com a seleção feminina
A primeira ação da Neoenergia sob o comando de Perales no marketing foi o lançamento de uma campanha publicitária da seleção feminina em apoio ao time masculino, que disputa a Copa do Mundo do Catar 2022. A campanha prevê conteúdo nas mídias sociais e anúncios em jornais de grande circulação nacional.
A campanha, assinada pela agência Euphoria, tem como peça principal uma carta aberta da seleção feminina aos colegas do time masculino. A mensagem traz o olhar feminino sobre a importância de representar o Brasil no Catar. Na carta, as atletas lembram que, além da técnica, é preciso ter energia para disputar uma Copa do Mundo.
“Sabe aquela gerada em cada ‘não’ que você leva? Em cada ‘o futebol não é para você’? É uma fonte de energia renovável que, por muito tempo, só as mulheres produziam. Mas que, mais do que nunca, deve ser compartilhada”, diz um trecho da carta.
Além de ser enviada fisicamente aos jogadores, a carta aberta foi apresentada em filme comercial para televisão. Nas mídias sociais, a campanha incentivará a interação com o público que será estimulado a enviar mensagens e gravar vídeos com a leitura do texto.
O conteúdo será transformado em novas peças digitais, destacadas nas redes sociais e canais proprietários da Neoenergia, e acompanhado pela hashtag #EnergiaFeminina.
“Transformamos todo esse sentimento em energia positiva. A campanha contou com a participação de várias mulheres, desde a criação até a finalização, sendo inspirada na força que elas têm no dia a dia e, sobretudo, no esporte”
Lorenzo Perales, diretor de marketing da Neoenergia
“É algo que estimula e faz a diferença. Sabemos da importância desse apoio para valorizar ainda mais a presença feminina na busca pela igualdade em todos os campos”, finalizou o executivo.