França é campeã em desempenho nas redes sociais durante a Copa, com Brasil em segundo

A Copa do Mundo 2022 chegou ao fim, com as seleções de França, Brasil, Argentina, Inglaterra e Portugal alcançando os melhores desempenhos nas redes sociais, até o momento, neste ano. Juntas, as cinco somaram mais de 30 milhões de seguidores desde abril de 2022 e reúnem 60% dos 50 milhões de inscritos entre os perfis oficiais de todas as 50 equipes analisadas. Os números são do Ibope Repucom

Mesmo não tendo conquistado a Copa do Mundo, a França obteve o melhor desempenho entre todas as seleções analisadas. A Federação Francesa de Futebol (FFF) conquistou 8 milhões de novas inscrições em suas redes oficiais, sendo que 53% desse ganho teve origem no TikTok, plataforma em que os franceses registraram seu melhor resultado, dobrando sua base de seguidores, que passou de 4,4 milhões para 8,6 milhões. 

A eliminação nas quartas de final da competição, diante da Croácia, não apagou o brilho da seleção brasileira, que registrou o segundo maior crescimento durante o período, com 7 milhões de novos inscritos no combinado de suas plataformas. Destaque para o Instagram, com mais de 5,6 milhões de novos inscritos e 82% do seu ganho total. Entre as seleções, o Brasil lidera tanto nessa plataforma quanto no Facebook.  

Sem TikTok

O Brasil poderia estar em primeiro no ranking do Ibope Repucom. Isso porque a seleção verde e amarela não possui perfil no TikTok, o que se deve ao fato de a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ser patrocinada pelo concorrente Kwai, que não é analisado no estudo.

Atualmente, a seleção brasileira de futebol conta com 5,3 milhões de seguidores em sua conta oficial no Kwai, rede chinesa de vídeos curtos, que possui 45 milhões de usuários ativos no país, 16 milhões a menos que o app rival, o TikTok, que reúne mais de 1 bilhão de pessoas conectadas em todo o mundo.

O desempenho do Brasil no Kwai, no entanto, não é analisado no ranking do Ibope Repucom, que se baseia no crescimento alcançado pelas seleções nas seguintes redes: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e TikTok.

Argentina em terceiro

A atual tricampeã mundial Argentina aparece em terceiro lugar no ranking, com mais de 5,4 milhões de novos inscritos no combinado de suas redes oficiais desde abril deste ano. Entre as 15 seleções com maior número de seguidores, a equipe de Lionel Messi foi a que mais cresceu proporcionalmente, com um aumento de cerca de 35%. No Instagram, a seleção azul e branca ganhou 4 milhões de inscrições. Já no Twitter, foram mais de 750 mil novos inscritos (a seleção que mais evoluiu no período), 14% do seu ganho total. 

A Inglaterra aparece em quarto lugar, com 5 milhões de novas inscrições no combinado de suas redes sociais. O melhor desempenho foi no TikTok, com 2 milhões de seguidores a mais.

E o Top 5 conta ainda com Portugal, que ganhou 4,9 milhões de fãs no período analisado pelo Ibope Repucom. Só no Instagram, foram 3,2 milhões de novos seguidores. Com a criação da conta oficial no TikTok, a equipe ibérica já conta com mais de 900 mil inscritos na rede chinesa. 

Outros destaques 

Maior surpresa desta Copa do Mundo, Marrocos dobrou sua base digital e agora conta com 4,6 milhões de inscrições, ultrapassando Egito e Uruguai no ranking. A primeira seleção africana a disputar as semifinais de uma Copa do Mundo também foi a que mais cresceu no período proporcionalmente, com uma evolução de 103% na comparação com abril de 2022. 

Em geral, as seleções sul-americanas lideraram no ganho de novas inscrições nas redes sociais, com uma média de 1,8 milhão de seguidores a mais, seguidas pelas seleções europeias (+1,4 milhão), da América do Norte e Central (+691 mil), africanas (+663 mil) e asiáticas (+519 mil). 

Entre as seleções que avançaram no ranking geral, destaque para: Senegal (+11 posições), Coreia do Sul (+6 posições), Camarões (+5 posições) e Canadá (+5 posições). 

Por outro lado, seleções que não participaram do Mundial, como Itália, Chile e Peru, além de não terem registrado ganhos significativos de novos inscritos, também perderam posições no ranking digital. 

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