No Brasil, marcas deitam e rolam com derrota da Argentina na estreia da Copa do Mundo

Considerada até o momento a grande zebra da Copa do Mundo 2022, a derrota da Argentina diante da Arábia Saudita por 2 a 1, na manhã desta terça-feira (22), rendeu matéria-prima para inúmeros posts feitos nas redes sociais por marcas no Brasil, que aproveitaram a oportunidade para provocar o país vizinho.  

Entre os patrocinadores da seleção brasileira, a Brahma e o Guaraná Antartica (ambos da Ambev) foram os que mais deitaram e rolaram em cima do resultado adverso da Argentina. A marca de cerveja compartilhou no Twitter a letra de uma música, em que zomba do fato de a seleção “albiceleste” ter uma Copa a menos que Pelé.  

A letra é uma paródia de “Brasil, decime qué se siente”, cantada por torcedores argentinos e que chegou a ser usada quando o país sul-americano avançou à final da Copa de 2014, para então ser derrotado pela Alemanha.  

Canarinho

O Guaraná Antarctica nem esperou o apito final soar. O primeiro post usou a mascote da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Canarinho, para tripudiar do resultado, que ainda não estava definido.  

https://twitter.com/guarana/status/1595022097239228418?s=20&t=11JrWlyXrJh4_viZid3hBw

Depois, foi a vez de a marca de refrigerante fazer um trocadilho com o nome do craque argentino Messi, para convidar os seguidores a interagirem no Twitter. Essa piada, aliás, foi utilizada também pelo Magazine Luiza, em sua conta no Facebook.  

https://twitter.com/guarana/status/1595028020359741441?s=20&t=11JrWlyXrJh4_viZid3hBw

O Canarinho ainda foi usado no post da operadora de telefonia Vivo, com um gif em que ele aparece dançando para celebrar a derrota argentina. O Nubank iniciou o dia postando no Twitter a imagem de um cão dormindo. A ideia era acordar os torcedores para secarem a seleção vizinha. Mais tarde, com o placar já definido, o banco brincou com o impacto que o resultado inesperado pode ter ocasionado nos bolões feitos em todo o Brasil.  

O Kwai Brasil compartilhou no Twitter o post do canal Sportv, em que Messi e Di María aparecem chorando. O aplicativo de entrega de bebidas Zé Delivery também comemorou a derrota argentina, com direito a uma menção ao famoso meme “Fala Zezé”, com Thiago Neves trajando a camisa saudita.  

https://twitter.com/ZeDelivery/status/1595038777050685440?s=20&t=MELlAoZ4glt_5mewhzgQXw

E até mesmo o Fluminense aproveitou para tirar sua casquinha da situação, ao provocar a seleção da Argentina pela não convocação do atacante Germán Cano, que vive bom momento no clube e foi o artilheiro e um dos destaques do último Campeonato Brasileiro.  

Patrocinadores argentinos 

Atual campeã da Copa América e contando em seu elenco com alguns dos craques mais badalados do futebol mundial, a Argentina era considerada favoritíssima na partida desta terça-feira (22). Os patrocinadores da seleção do país iniciaram o dia esbanjando confiança, com posts enaltecendo o time.  

Marcas como Adidas, Coca-Cola, Binance e YPF passaram a manhã toda fazendo interações com o público, em torno da expectativa criada pela estreia. Na medida em que a derrota se consolidava, porém, o assunto foi sendo jogado para escanteio pelos patrocinadores.  

Apenas a estatal petrolífera YPF resolveu tocar no tema, com uma publicação nos stories do Instagram, afirmando que os argentinos seriam “torcedores das cores (da seleção), não de resultados”.  

Sair da versão mobile