Considerada até o momento a grande zebra da Copa do Mundo 2022, a derrota da Argentina diante da Arábia Saudita por 2 a 1, na manhã desta terça-feira (22), rendeu matéria-prima para inúmeros posts feitos nas redes sociais por marcas no Brasil, que aproveitaram a oportunidade para provocar o país vizinho.
Entre os patrocinadores da seleção brasileira, a Brahma e o Guaraná Antartica (ambos da Ambev) foram os que mais deitaram e rolaram em cima do resultado adverso da Argentina. A marca de cerveja compartilhou no Twitter a letra de uma música, em que zomba do fato de a seleção “albiceleste” ter uma Copa a menos que Pelé.
A letra é uma paródia de “Brasil, decime qué se siente”, cantada por torcedores argentinos e que chegou a ser usada quando o país sul-americano avançou à final da Copa de 2014, para então ser derrotado pela Alemanha.
Canarinho
O Guaraná Antarctica nem esperou o apito final soar. O primeiro post usou a mascote da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Canarinho, para tripudiar do resultado, que ainda não estava definido.
Depois, foi a vez de a marca de refrigerante fazer um trocadilho com o nome do craque argentino Messi, para convidar os seguidores a interagirem no Twitter. Essa piada, aliás, foi utilizada também pelo Magazine Luiza, em sua conta no Facebook.
O Canarinho ainda foi usado no post da operadora de telefonia Vivo, com um gif em que ele aparece dançando para celebrar a derrota argentina. O Nubank iniciou o dia postando no Twitter a imagem de um cão dormindo. A ideia era acordar os torcedores para secarem a seleção vizinha. Mais tarde, com o placar já definido, o banco brincou com o impacto que o resultado inesperado pode ter ocasionado nos bolões feitos em todo o Brasil.
O Kwai Brasil compartilhou no Twitter o post do canal Sportv, em que Messi e Di María aparecem chorando. O aplicativo de entrega de bebidas Zé Delivery também comemorou a derrota argentina, com direito a uma menção ao famoso meme “Fala Zezé”, com Thiago Neves trajando a camisa saudita.
E até mesmo o Fluminense aproveitou para tirar sua casquinha da situação, ao provocar a seleção da Argentina pela não convocação do atacante Germán Cano, que vive bom momento no clube e foi o artilheiro e um dos destaques do último Campeonato Brasileiro.
Patrocinadores argentinos
Atual campeã da Copa América e contando em seu elenco com alguns dos craques mais badalados do futebol mundial, a Argentina era considerada favoritíssima na partida desta terça-feira (22). Os patrocinadores da seleção do país iniciaram o dia esbanjando confiança, com posts enaltecendo o time.
Marcas como Adidas, Coca-Cola, Binance e YPF passaram a manhã toda fazendo interações com o público, em torno da expectativa criada pela estreia. Na medida em que a derrota se consolidava, porém, o assunto foi sendo jogado para escanteio pelos patrocinadores.
Apenas a estatal petrolífera YPF resolveu tocar no tema, com uma publicação nos stories do Instagram, afirmando que os argentinos seriam “torcedores das cores (da seleção), não de resultados”.