As páginas oficiais da Fifa no Twitter para a Copa do Mundo do Catar, em seis idiomas diferentes (inglês, espanhol, árabe, português, francês e alemão), conseguiram quase 41 milhões de interações em 23 dias de competição. Os números foram levantados pela Samba Digital.
Segundo a agência, desde o início da competição, em 20 de novembro, até as 13h (horário de Brasília) desta terça-feira (13), a entidade que comanda o futebol já fez mais de 15.300 postagens na rede social, juntando-se todas as línguas.
A página em inglês é a que existe há mais tempo e tem maior número de seguidores (11,9 milhões ou cerca de 63% do total). Além disso, também lidera em número de interações: foram mais de 25,4 milhões, o que acompanha um resultado proporcional em relação ao número de seguidores: 62,2% do total de interações ocorreram com o perfil em inglês.
Popularidade
A tendência para o inglês também pode ser percebida nos 10 posts com maior número de interações. Os nove primeiros são da página em inglês. O décimo é em espanhol.
Curiosamente, os dois posts com mais interações não mencionam jogadores ou partidas, mas a Cerimônia de Abertura, com um vídeo do cantor sul-coreano Jeon Jung-kook (do grupo BTS). Juntos, os dois posts acumulam 1,3 milhão de interações.
O post em espanhol com mais interações também tem como assunto a Coreia do Sul, mas desta vez é sobre futebol. No total, foram 265 mil interações.
Ao analisar a taxa de engajamento, no entanto, o ranking de desempenho das contas muda completamente. Cinco dos dez primeiros colocados são da página em português. Os outros cinco são em espanhol.
Outro detalhe importante é que todos esses posts falam de jogos. A postagem com maior engajamento (28%) é sobre o voleio de Richarlison no jogo contra a Sérvia, na estreia do Brasil na Copa.
Ativo valioso
O conteúdo produzido e divulgado pelas seis páginas oficiais da Copa do Mundo no Twitter tornou-se um grande trunfo para a Fifa. Prova disso é o crescimento do número de fãs que essas páginas tiveram em 23 dias de Copa do Mundo até o momento: 2,2 milhões de novos seguidores. Houve um aumento de quase 14% na comparação com o início do torneio.