A divulgação, nesta segunda-feira (7), da lista definitiva dos jogadores do Brasil que disputarão a Copa do Mundo 2022 ajudou a movimentar as redes sociais dos patrocinadores da seleção brasileira, que aproveitaram o anúncio feito pelo técnico Tite para realizar ativações para os torcedores.
A companhia aérea Gol, por exemplo, fez um trocadilho entre seu nome e o momento máximo do futebol, em post publicado no Twitter. A empresa também convidou os seguidores a opinarem a respeito da lista de convocados.
A farmacêutica Cimed recorreu à mascote oficial da seleção brasileira, o Canarinho, para promover seu suplemento vitamínico Lavitan. O personagem “invadiu” as redes do produto nos últimos dias, com direito a interações com seguidores.
Vinícius Júnior e Rodrygo
A Vivo, por sua vez, preferiu contar com Vinícius Júnior, uma das grandes apostas do mercado publicitário nesta Copa do Mundo. O atleta do Real Madrid foi chamado de “Homem do Hexa” em um dos posts. A marca também resolveu aproveitar a parceria com o atleta para propor uma reflexão a respeito da participação das pessoas negras no mundo do futebol.
Vinícius Júnior é a estrela do vídeo postado pela Vivo nas redes da operadora, que trata da baixa presença de treinadores negros no futebol brasileiro. Intitulada “#ProfessoresPretos”, a campanha se propõe a fazer “a convocação por um futuro mais diverso”. Vale lembrar que, recentemente, o jogador foi alvo de racismo praticado por torcedores do Atlético de Madrid, fato que motivou intensa discussão não apenas na Espanha, mas no mundo todo.
Outra que resolveu jogar as fichas em um jogador específico foi a Semp TCL, com o atacante Rodrygo, colega de equipe de Vinícius Júnior. O ex-jogador do Santos foi uma das estrelas da campanha “Inspire Greatness”, lançada neste ano pela empresa.
Nem todos os patrocinadores, no entanto, optaram por destacar atletas específicos. A Mastercard, por exemplo, preferiu postar uma foto que traz Lucas Paquetá, Neymar e Richarlison comemorando um gol, com as famosas danças coreografadas. A marca utilizou a hashtag #BailaBrasil, nos stories.
Já outros patrocinadores resolveram ousar, casos da Brahma e do Zé Delivery. O aplicativo de entrega de bebidas convocou o influenciador Negrete para entregar na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro (RJ), a pasta contendo a lista dos 26 jogadores escolhidos por Tite. O vídeo, que mostra o humorista devidamente trajado com o uniforme da empresa, está sendo divulgado nas redes sociais do app.
O Zé Delivery e a Brahma também trouxeram cupons de 20% de desconto (válidos apenas para o dia da convocação) para consumidores que tivessem o mesmo nome de algum dos convocados por Tite. As marcas resolveram flexibilizar na grafia, aceitando variações como Rodrigo com “i” no lugar do “y”.
Canarinho
Já a Bitci realizou uma promoção em que torcedores podiam se cadastrar pelo WhatsApp e enviar palpites sobre os possíveis jogadores convocados para concorrerem a prêmios. O vídeo de divulgação também contou com a participação do Canarinho.
O personagem também foi estrela da ativação feita pelo Guaraná Antarctica, em que aparece passando do modo “zen” para o “torcedor pistola”.
A Kavak optou por tratar da convocação apenas nos stories, mesma estratégia da rede de farmácias Pague Menos.
E um fato que chamou atenção é que nem todos os patrocinadores oficiais da seleção quiseram aproveitar a comoção em torno da convocação para realizar ativações.
Foi o caso, por exemplo, da montadora Fiat, que não fez qualquer menção ao acontecimento em suas redes sociais. O foco da empresa, nesta semana, está voltado para o Salto Challenge, evento realizado no Metaverso, que tem como objetivo promover o SUV Fastback.