A multinacional especializada em medições e dados Nielsen revelou, nesta quarta-feira (14), que o sucesso da seleção de Marrocos nos gramados da Copa do Mundo do Catar já reverberou nas redes sociais. De acordo com a InfluenceScope, ferramenta de medição de influência da Nielsen, o país africano teve o maior aumento percentual (59%) no Instagram entre todos os 32 que estiveram representados no Mundial.
Ao todo, a seleção marroquina conquistou mais de 1,1 milhão de seguidores entre 20 de novembro (dia da abertura da Copa) e esta quarta-feira (14), dia em que Marrocos entrará em campo para enfrentar a França pela semifinal. Agora, o time do norte da África possui cerca de 3 milhões de seguidores na rede social.
Adversários dos marroquinos, os franceses, que foram ultrapassados pelo Brasil como seleção mais popular no Instagram, contam com 12,8 milhões de seguidores. Agora em segundo lugar no ranking da influência nas redes, a França aumentou seu apoio em 5%, o que representa um acréscimo de 700 mil seguidores.
Mesmo com a derrota nas quartas de final para a Croácia, a seleção brasileira viu um aumento expressivo de seguidores durante o Mundial. Desde o início da Copa, o Brasil teve um crescimento de 20%, o que representa um aumento de 2,6 milhões de seguidores no período. Nos últimos 30 dias, o crescimento no Instagram foi ainda maior, de 24%. Foram 3,1 milhões de seguidores a mais no último mês.
Veja abaixo o Top 10 com relação ao crescimento bruto de seguidores no Instagram entre 20 de novembro e 14 de dezembro:
1) Brasil | 2.619.343 | 19,98% |
2) Argentina | 1.586.047 | 19,51% |
3) Portugal | 1.441.295 | 12,91% |
4) Marrocos | 1.122.057 | 59,79% |
5) França | 699.430 | 5,74% |
6) Inglaterra | 439.654 | 5,02% |
7) Espanha | 409.297 | 9,64% |
8) México | 355.309 | 5,77% |
9) Holanda | 159.157 | 10,67% |
10) Alemanha | 121.815 | 2,34% |