Com o intuito de aproveitar o sucesso da união entre a comunidade digital do aplicativo e o futebol, o Snapchat criou novos recursos de realidade aumentada (AR, na sigla em inglês) e outras ferramentas criativas especialmente para melhorar a experiência dos torcedores durante a Copa do Mundo do Catar.
A ideia surgiu após a coleta de dados por parte da plataforma Snapchat Discover, disponível no aplicativo e que traz conteúdos das principais emissoras, editoras digitais, ligas, times, jogadores e destaques esportivos. Segundo ela, mais de 200 milhões de pessoas assistiram a conteúdos esportivos no Snapchat em 2021.
Além disso, uma pesquisa realizada pela Fifa revelou que 83% dos torcedores usam o celular enquanto assistem às partidas pela TV, seja enviando mensagens ou interagindo com conteúdo durante o jogo, o que incentivou ainda mais o aplicativo a investir em um material imersivo sobre o assunto.
De acordo com o Snapchat, usuários de todo o mundo poderão mostrar apoio à sua seleção nacional na Copa do Mundo por meio de novas experiências com lentes de realidade aumentada. Os fãs já podem encontrar lentes de selfie que sobrepõem as cores e escudos das seleções no próprio rosto, bem como lentes com as pontuações e estatísticas dos jogos de forma virtual que são atualizadas dinamicamente em tempo real. Além delas, os snapchatters podem incrementar e decorar seus snaps e compartilhar suas experiências usando bandeiras de países, filtros de cores e adesivos.
No Brasil, existem muitas lentes e filtros que podem ser adicionadas às histórias dos usuários no Snapchat criadas por marcas e pela comunidade de desenvolvedores do Snapchat. Para encontrá-los, é preciso abrir os filtros de pesquisa e procurar palavras-chave ou termos como Copa do Mundo, assim como pesquisar por país.
Camisas das equipes para Bitmoji
O Snapchat tem um recurso que permite a criação do próprio avatar digital chamado Bitmoji. Nele, é possível escolher a aparência física do avatar e definir características faciais, tipo e cor de cabelo ou barba e até acessórios como óculos ou piercings. Uma seleção de uniformes estará disponível para o Bitmoji até 3 de janeiro de 2023.
“O futebol é o esporte mais popular do mundo e, como tal, há um envolvimento muito intenso da comunidade dentro do aplicativo durante esta Copa do Mundo. Além dos recursos do usuário, os times de futebol, editores, associações esportivas e marcas podem facilmente usar a tecnologia de realidade aumentada do Snapchat para aprimorar a experiência do torcedor”, afirmou Kahlen Macaulay, responsável pelas parcerias esportivas internacionais da Snap Inc., dona do Snapchat.
“Por exemplo, a tecnologia AR Try-on [que permite experimentar roupas e outros acessórios pelo app] é atualmente utilizada por alguns dos maiores clubes do mundo, como Manchester City, Real Madrid e Barcelona, no lançamento de novos uniformes. Por meio da câmera Snap, o torcedor pode vivenciar a atmosfera do futebol mesmo a distância”, completou o executivo.