A Visa, parceira oficial da Fifa em tecnologia de pagamento, divulgou, nesta sexta-feira (9), dados sobre os gastos dos consumidores até o fim da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar.
Embora não tenha divulgado o total de gastos, a empresa informou que o montante já ultrapassou o total de pagamentos feitos na Copa do Mundo do Brasil 2014 (192%) e está perto de superar a edição da Rússia 2018 (89%).
Segundo a patrocinadora, mais de 94% das transações não usaram dinheiro e 88% das compras foram realizadas por aproximação.
“Para o Catar 2022, a Visa habilitou um número inédito de terminais de pagamento em estádios oficiais, e estamos testando formas inovadoras de pagar em todo o Catar para que o pagamento fique mais ágil e os torcedores possam curtir o momento e seguir ligados no jogo”, afirmou Saeeda Jaffar, vice-presidente sênior e gerente nacional do Conselho de Cooperação do Golfo da Visa.
Do início do torneio, em 20 de novembro, até a última partida da fase de grupos, em 2 de dezembro, os gastos internacionais foram liderados pelos Estados Unidos (18%), seguido de México (9%) e Arábia Saudita (8%).
Estádios
O valor médio das transações nos estádios em partidas da fase de grupos do torneio foi de US$ 23. Em todas as partidas, as três principais categorias de gastos foram: mercadorias (47%), bebidas e comidas (36%) e ingressos (11%).
O Estádio Al Janoub teve o maior número de pagamentos por aproximação (91%). A partida com o maior número de pagamentos por aproximação foi Polônia x Arábia Saudita (96%). E o Estádio Lusail liderou em número total de transações de pagamento durante a fase de grupos.
O Estádio 974, por sua vez, teve o maior valor médio de transação (US$ 25), com gasto médio de US$ 15 em compras de alimentos e bebidas, e US$ 80 em compras de mercadorias.
Gasto por partida
O maior volume de transações de pagamento nos estádios ocorreu durante o confronto Arábia Saudita x México, em 30 de novembro, seguido de Argentina x México, em 26 de novembro. Os portadores de cartões mexicanos gastaram quase quatro vezes mais do que os argentinos (29% e 8%, respectivamente).
A partida com o maior valor médio de transação foi Estados Unidos x Irã, em 29 de novembro (US$ 29), com gasto médio de US$ 14 em compras de alimentos e bebidas, e US$ 89 em compras de mercadorias.
As cinco partidas com mais gastos foram:
1) Arábia Saudita 1×2 México (30 de novembro): 5,1% do gasto total;
2) Argentina 2×0 México (26 de novembro): 4,7% do gasto total;
3) Camarões 1×0 Brasil (2 de dezembro): 3,7% do gasto total;
4) Portugal 2×0 Uruguai (28 de novembro): 3,6% do gasto total;
5) Catar 0x2 Equador (20 de novembro): 3,6% do gasto total.