A plataforma Nielsen Influence Scope divulgou, nesta segunda-feira (21), números relativos à análise das performances dos jogadores de futebol mais famosos do planeta (e que também figuram entre as principais estrelas da Copa do Mundo 2022) nas redes sociais.
Em um ranking no qual Cristiano Ronaldo aparece disparado na liderança, tendo sido o primeiro usuário do Instagram a atingir a marca de 500 milhões de seguidores (o atacante português é a pessoa mais popular na rede da Meta), chama a atenção o desempenho de Vinícius Júnior, do Real Madrid e da seleção brasileira.
Vini Jr. ainda aparece com um número menor de seguidores em relação a seu compatriota Neymar, maior ídolo do futebol brasileiro na atualidade e que acumula 182 milhões de seguidores no Instagram, contra apenas 24,5 milhões do ex-jogador do Flamengo.
Maior crescimento no Top 10
No entanto, a performance leva em conta o crescimento das redes de cada atleta. Nesse quesito, Vinícius Júnior, queridinho das marcas neste Mundial, ganha de lavada. Quando o estudo foi finalizado, ele tinha apresentado um aumento de 89,69% no número de seguidores na temporada. Neymar, por sua vez, avançou pouco mais de 13%.
A expansão nas redes de Vinícius Júnior foi maior, proporcionalmente, até que a de Cristiano Ronaldo, que avançou 46,81% nos últimos tempos.
Em termos de engajamento, o jogador do Real Madrid também se destaca. Vini Jr. alcançou o percentual de 9,53%, muito acima do 1,73% de Neymar. Nesse quesito, o camisa 20 da seleção brasileira fica abaixo apenas de N’Golo Kanté (11%) no Top 10 do ranking da Nielsen.
Revelações
Entre as revelações deste Mundial, mas que não integram o Top 10 do ranking, quem aparece na liderança disparada é o espanhol Gavi, que, de agosto de 2021 a julho deste ano, registrou um crescimento de mais de 5.000% em seu número de seguidores, totalizando 5,5 milhões. Ele ultrapassou a marca de 29% no quesito engajamento.
Na sequência, vem o brasileiro Raphinha, que viu sua base de fãs crescer em 897,65% no mesmo período, alcançando 2,8 milhões de seguidores.