A Visa, patrocinadora da Copa do Mundo do Catar 2022, aproveitou o Mundial da Fifa para testar novas tecnologias de pagamento e promover relacionamento com seus clientes. A empresa de cartões levou centenas de brasileiros ao país do Oriente Médio em promoções nas quais se associou a várias instituições financeiras, como Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander.
“Antes mesmo do início da Copa do Mundo, já estávamos preparando ações especiais para os fãs de esporte. Tivemos o Galvão Bueno como estrela da campanha ‘Vai de Visa, Vai Brasil’. O narrador atua nas principais mídias para comunicar a promoção que levará portadores de cartão Visa para assistir à final da Copa do Mundo”, afirmou Rodrigo Bochicchio, diretor de marketing da Visa no Brasil, em entrevista à Máquina do Esporte.
“Para essa campanha, nos juntamos em 18 parcerias com empresas de todo o Brasil e levamos mais de 300 pessoas aos jogos no Catar, além de brindes e vantagens”, acrescentou o executivo.
Tecnologia de pagamento
Outra iniciativa da empresa foi promover novas formas de pagamento sem contato que já estão no mercado e outras que passam por um período de experiência no Catar.
“A Copa do Mundo proporciona à Visa um palco global para apresentar e testar novas tecnologias, aprimorar a experiência do torcedor e deixar uma impressão duradoura no país anfitrião. Estamos levando uma série de soluções de pagamento digital ao Catar, incluindo vários programas-piloto limitados, para demonstrar como futuras soluções de pagamento Visa podem vir a ganhar vida”, contou Bochicchio.
“Temos uma parceria com três bancos sediados no Catar que permitiu que a solução tap to phone da Visa fosse disponibilizada aos estabelecimentos comerciais locais que desejam acelerar sua capacidade de aceitar pagamentos digitais antes da chegada dos turistas”, completou.
Os estabelecimentos comerciais podem utilizar a tecnologia de pagamento sem contato baixando um aplicativo em dispositivos Android com NFC (que aceitam pagamento por aproximação).
“Temos também essa tecnologia no Brasil. Desde janeiro de 2022 até setembro, a adoção da tecnologia teve um crescimento médio mensal em torno de 46% no número de estabelecimentos credenciados. Em julho, o volume transacionado no tap to phone mais que dobrou se compararmos ao resultado de junho, por exemplo”, comentou o executivo.
Biometria e cartão animado
A empresa instalou 5.300 terminais de pagamento sem contato nos locais oficiais da Copa do Mundo. Segundo a empresa, o torneio no Catar se tornou a competição com maior capacidade de pagamento digital da história.
“Os fãs que estarão no Catar poderão aproveitar de tecnologias como os pagamentos por biometria facial. Essa solução tem o respaldo da Visa e de sua tecnologia de tokenização, e permite que os consumidores autentiquem pagamentos usando apenas o rosto, sem um cartão físico ou celular após o registro inicial”, explicou Bochicchio.
E esta não é a única inovação de pagamento que a empresa está utilizando durante a Copa do Mundo para realizar testes no Catar.
“Estamos também testando uma solução de emissão de cartão digital com design animado com a mascote oficial do torneio, La’eeb, para um pequeno número de portadores de cartão em Doha”, disse o executivo da Visa.
Outra tecnologia disponível de pagamento sem contato engloba os deslocamentos em Doha. A Visa fez parceria com o Ministério dos Transportes do Catar para pagamento de táxi com cartão ou smartphone.
Arte
Por último, outra ativação da Visa no Catar é um espaço para manifestações artísticas.
“Nesta edição da Copa do Mundo, pretendemos unir três coisas essenciais: futebol, arte e tecnologia. Por isso, estamos convidando milhares de fãs para criarem suas próprias jogadas lendárias no espaço localizado no centro do Fifa Fan Festival, em Doha”, afirmou o executivo da Visa.
“Lá, preparamos um campo interativo onde os participantes poderão criar artes digitais inspiradas nessas jogadas. A arte vem de uma forma inovadora, através da tecnologia associada à NFT, que está ligada a esse mundo de meios de pagamentos”, finalizou.