Na semana em que se inicia a Copa do Mundo Feminina 2023, que será disputada na Austrália e na Nova Zelândia a partir desta quinta-feira (20), a plataforma de inteligência em esportes e entretenimento SponsorUnited, dos Estados Unidos, lançou um relatório analisando a movimentação das marcas em torno do evento.
O estudo também levou em conta o desempenho das atletas junto às marcas e nas redes sociais. Em matéria de patrocínios, a liderança absoluta é da atacante Alex Morgan, do San Diego Wave e estrela dos Estados Unidos, seleção que venceu as duas últimas edições do torneio, em 2015 e 2019.
Morgan acumula, atualmente, 21 patrocínios. Em que pese não ser possível comparar valores de contratos, a quantidade de parcerias da atacante norte-americana supera não apenas as colegas de Copa do Mundo Feminina, mas também quase todos os jogadores que disputaram o Mundial do Catar, no ano passado, exceto os astros Neymar, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que somam individualmente mais patrocinadores que Alex Morgan.
Na segunda posição das atletas com maiores quantidades de patrocínios está Alexia Putellas, da Espanha, ganhadora da Bola de Ouro em 2021 e 2022, com 11 parcerias, mesma quantidade da terceira colocada, Alisha Lehmann, estrela da Suíça.
O estudo ainda traz, no ranking das que mais têm patrocinadores, as seguintes atletas: Millie Bright (Inglaterra), Crystal Dunn (Estados Unidos), Katie McCabe (Irlanda), Lucy Bronze (Inglaterra), Bethany England (Inglaterra), Trinity Rodman (Estados Unidos) e Alessia Russo (Inglaterra).
Redes sociais
Em matéria de desempenho nas redes sociais, Alisha Lehmann é quem domina na Copa do Mundo Feminina 2023. O relatório da SponsorUnited não considerou a quantidade de seguidores das atletas, mas sim o engajamento.
No período analisado pelo estudo, a atleta acumulava mais de 8,7 milhões de reações em suas publicações, o que representa quase o dobro dos resultados obtidos por todas as nove demais integrantes do “Top 10”.
Alexia Putellas (Espanha), Alessia Russo (Inglaterra), Megan Rapinoe (Estados Unidos), Alex Morgan (Estados Unidos), Ella Toone (Inglaterra), Sam Kerr (Austrália), Lucy Bronze (Inglaterra), Athenea del Castillo (Espanha) e Lauren James (Inglaterra) somaram, juntas, no período considerado, em torno de 4,9 milhões de reações em seus posts.
Já a lista das jogadoras mais ativas nas redes por posts de marcas traz a única brasileira em destaque no relatório, Gabi Nunes, ex-estrela do Corinthians, que aparece na quinta colocação. Em primeiro lugar, está Megan Rapinoe, dos Estados Unidos.
Marcas
O relatório mostra que os segmentos que mais investem em patrocínio nesta Copa do Mundo Feminina são, pela ordem: equipamentos e acessórios esportivos, financeiro, bebidas não alcoólicas, alimentos e tecnologia.
A Nike, com 42 patrocínios, e a Adidas, com 36, ocupam, respectivamente, as duas primeiras posições. Em terceiro lugar vem a Visa, com 19 contratos, enquanto a Puma está em quarto, com 17.
Nas redes sociais, a Nike é a que mais fez posts relacionados ao evento e também a que mais conta com conteúdos feitos por jogadoras.
Quando o assunto é engajamento, porém, a Adidas é quem lidera, com 5,7 milhões de reações em seus posts de marca, contra pouco mais de 2 milhões da Nike, terceira colocada, atrás também da BoohooMan.
O estudo da SponsorUnited analisou o desempenho nas redes e os contratos firmados no período de 1º de julho de 2022 a 1º de julho de 2023.