Na Copa do Mundo Feminina de 2023, que é realizada na Austrália e na Nova Zelândia, o Fifa+ fez um movimento com o objetivo de ampliar sua base de espectadores.
O serviço de streaming oficial da Federação Internacional da Futebol (Fifa) expandiu seus conteúdos para cinco aplicativos de TV conectada (Samsung TV, LG, Vidaa, Amazon Fire e Android TV) e cinco plataformas de canais fast (Samsung TV Plus, LG Channels, Vidaa Channels, The Roku Channel e Rakuten TV).
Conforme o próprio nome diz, TV conectada é um aparelho que pode ser ligado à internet, recebendo conteúdos diretamente da rede mundial de computadores.
Já fast é o acrônimo da expressão em inglês free ad-supported television, usada para designar serviços de streaming gratuitos.
Esse sistema de distribuição de conteúdo apresenta uma forte tendência de crescimento nos últimos tempos. Nos Estados Unidos, país onde esse modelo está mais consolidado, já existem mais de mil canais fast distribuídos em diferentes plataformas.
A nScreenMedia, empresa norte-americana especializada em análise da indústria de mídias digitais, lançou recentemente um relatório mostrando que o volume de receita publicitária alcançado pelo modelo de canais fast foi de US$ 2 bilhões apenas nos Estados Unidos em 2021. A previsão é de que atinja US$ 4,1 bilhões neste ano.
Copa Feminina
O Fifa+ disponibiliza nessas plataformas todos os conteúdos relacionados à Copa do Mundo Feminina 2023, incluindo entrevistas, melhores momentos e reprises completas dos jogos, em territórios selecionados, após 24 horas de sua realização.
O Brasil integra o grupo de 60 nações, ao lado de Japão e Holanda, onde estarão disponíveis também as transmissões ao vivo das partidas.
“Temos o grande prazer de levar o Fifa+ aos torcedores por meio desses aplicativos de TV conectada e plataformas de canais fast, ampliando nosso alcance e tornando o futebol mais acessível para uma audiência maior”, disse Charlotte Burr, diretora de estratégia, meios digitais e Fifa+ da Fifa.
“Nosso objetivo é conectar os torcedores de todos os cantos do planeta e oferecer a eles um acesso sem igual ao esporte que adoram. Esta expansão é um passo significativo para tornar esta visão uma realidade e levar o esporte mais popular do mundo para todos. Todas as inovações que realizamos estão voltadas para fazer o futebol crescer, e queremos agradecer a todas as plataformas de TV conectada e canais fast por seu apoio para tornar isso possível”, completou a executiva.
Lançado em abril de 2022, o Fifa+ acumulou 211 milhões de usuários únicos durante a Copa do Mundo Masculina do Catar, realizada no ano passado, sem contar 190 milhões de visualizações dos resumos dos jogos.
O arquivo completo da Copa do Mundo 2022 foi lançado na plataforma no início deste mês, junto ao documentário sobre futebol feminino “Todos os Caminhos Levam à Oceania”.
“A Fifa está comprometida em usar as plataformas digitais para criar uma experiência inclusiva e imersiva do futebol para todos”, resumiu Burr.