A goleada da seleção brasileira na estreia na Copa do Mundo Feminina 2023, na manhã desta segunda-feira (24), representou um prato cheio para as marcas parceiras da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Várias delas aproveitaram a oportunidade para realizar ativações.
A operadora de telefonia Vivo, por exemplo, alterou sua marca para Vivaaa, em comemoração ao triunfo das brasileiras diante do Panamá, por 4 a 0.
De acordo com um comunicado divulgado pela empresa, a incorporação do artigo feminino à marca serve para representar apoio às jogadoras. A ação foi concebida pela agência Suno United Creator.
Rappi
O aplicativo de entregas Rappi convidou grafiteiras para reproduzirem, em forma de histórias em quadrinhos, momentos icônicos da seleção brasileira feminina. As artistas Amorinha, Bruna Santos, Lya Nazura e Regina Elias, mais conhecida como Ziza, personalizaram as fachadas de quatro lojas próprias da empresa, em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ).
“Resgatamos e ressignificamos o tradicional hábito da torcida brasileira de pintar as ruas e fachadas de suas casas durante a Copa do Mundo Masculina. Desta vez, contamos com o apoio de quatro renomadas artistas grafiteiras, a fim de reforçar a grandiosidade das mulheres dentro e fora do esporte”, explicou Patrícia Prates, diretora de marketing da Rappi no Brasil.
As ativações da Rappi para o Mundial Feminino incluem ainda a distribuição de kits de cuidado pessoal para entregadoras em São Paulo e adesivos alusivos à seleção brasileira em hubs e dark stores na capital paulista e também na capital carioca.
Guaraná Antarctica
O Guaraná Antarctica é um dos patrocinadores da seleção brasileira que mais tem produzido conteúdos relacionados à Copa do Mundo Feminina. No Instagram, a postura é mais comedida e inclui posts com contagem regressiva para o jogo de estreia e divulgação da escalação do time.
Uma das principais ativações da marca na rede da Meta é o Correspondente BR, em que torcedores brasileiros que estão na Austrália e na Nova Zelândia são convidados a produzir e compartilhar conteúdos sobre a competição, utilizando a hashtag #OlhaPraElas. A iniciativa contou com um vídeo publicado nos stories pelo jornalista e influenciador digital Fred Bruno, do Desimpedidos.
Já no Twitter (que adotou o nome de X), a marca de refrigerantes optou por um tom de humor escrachado, com direito a provocações à seleção da França, próxima adversária do Brasil na competição.
A marca ainda lançou sua própria versão dos tradicionais bolões, com o intuito de estimular os seguidores a adivinharem em qual minuto, segundo e tempo o Brasil anotaria o primeiro gol na partida contra o Panamá.
Itaú
O Itaú também tem publicado nas redes diversos conteúdos relacionados à Copa Feminina. O banco aproveitou a grande repercussão das partidas transmitidas pela Cazé TV para realizar uma ação envolvendo Pedro Augusto, com vídeos em que o repórter aparece indo para a Austrália a bordo de uma Bike Itaú, sistema de bicicletas compartilhadas da Tembici, iniciativa que é patrocinada pela instituição financeira.
No Instagram, o Itaú também trouxe uma postagem celebrando a vitória brasileira na estreia da Copa Feminina.
Demais marcas
A Mastercard aproveitou a vitória brasileira para chamar atenção para a transmissão na Cazé TV, da qual a empresa também é patrocinadora.
A Neonergia, por sua vez, lançou um vídeo, na manhã desta segunda-feira (24), em colaboração com o perfil da jogadora Geyse, convocando os brasileiros a torcerem pela seleção.
Já o aplicativo de entrega de bebidas Zé Delivery relançou a promoção Palpite Premiado, com moldes parecidos aos do bolão do Guaraná Antarctica, em que os participantes foram convidados a arriscar o minuto exato mais o nome da jogadora que marcaria o primeiro gol do Brasil diante do Panamá.
A Cimed aproveitou a postagem relativa à estreia brasileira na Copa do Mundo Feminina para divulgar seu suplemento vitamínico Lavitan.
Por fim, a Kavak fez uma postagem utilizando a imagem do Canarinho, mascote da seleção brasileira.