A Netflix iniciou, recentemente, suas primeiras incursões no universo esportivo, com iniciativas como o Netflix Slam, jogo amistoso de tênis entre Rafael Nadal e Carlos Alcaraz, no fim do ano passado, e o confronto de boxe entre Mike Tyson e Jake Paul, em que cerca de 60 milhões de residências acessaram a luta simultaneamente em todo o mundo.
Nesta sexta-feira (20), porém, a plataforma de streaming anunciou seu maior investimento na área de transmissões esportivas. A Netflix firmou um acordo com a Federação Internacional de Futebol (Fifa) para a transmissão da Copa do Mundo Feminina.
O contrato será válido para as edições de 2027 (que será disputada no Brasil) e 2031 do Mundial e garante exclusividade para a plataforma nos Estados Unidos e em Porto Rico. Esta é a primeira competição esportiva a ser adquirida na íntegra pela Netflix.
“Este é um momento marcante para os direitos de mídia esportiva. Como uma marca de destaque e nova parceira de longo prazo da Fifa, a Netflix mostrou um nível muito forte de compromisso com o crescimento do futebol feminino. Este acordo envia uma forte mensagem sobre o valor real da Copa do Mundo Feminina da Fifa e do futebol feminino global. A parceria da Fifa e da Netflix torna este um dia verdadeiramente histórico para a transmissão e para o futebol feminino”, disse Gianni Infantino, presidente da Fifa.
Na visão do dirigente, além de transmitir os torneios em si, “a Netflix desempenhará um papel fundamental em termos de levar o fascínio do futebol feminino a um público maior”, ajudando a aumentar ainda mais o apelo do torneio.
Séries documentais
A plataforma ainda produzirá séries documentais sobre futebol feminino, que estrearão antes de cada uma das edições da Copa do Mundo Feminina.
“Vi o fã-clube da Copa do Mundo Feminina da Fifa crescer tremendamente, desde a atmosfera elétrica na França em 2019 até, mais recentemente, a incrível energia que vimos na Austrália e na Nova Zelândia no ano passado. Trazer este torneio icônico para a Netflix não é apenas transmitir partidas; é também celebrar os jogadores, a cultura e a paixão que impulsionam a ascensão global do esporte feminino”, afirmou Bela Bajaria, diretora de conteúdo da Netflix.
A Copa do Mundo Feminina de 2027 ocorrerá no Brasil, de 24 de junho a 25 de julho, reunindo 32 seleções.
Vale lembrar que, ainda em 2024, a Netflix exibirá os dois jogos da NFL no dia de Natal. Às 15h (horário de Brasília), a plataforma de streaming terá o confronto entre Pittsburgh Steelers e Kansas City Chiefs. Em seguida, às 18h30, transmitirá Houston Texans x Baltimore Ravens.
Esta será a primeira vez que a Netflix exibirá partidas da liga de futebol americano. O serviço de streaming, porém, já contou com parcerias com a competição, que deram vida às séries “Quarterback” e “Receiver”.