A Abios, provedora de dados e estatísticas de e-Sports, divulgou um relatório de apostas que detalha no que os fãs apostaram em 2023 nas plataformas operadas pela Kambi, proprietária da marca.
O relatório Abios Leaderboard 2023 destacou que 56% do volume de apostas em esportes eletrônicos foram no Counter-Strike (CS2). Na sequência, vieram League of Legends (LoL) (24%) e Dota 2 (14%).
O Valorant foi o quarto título mais popular, registrando 3% do volume de apostas. A Abios informou que os dados são baseados em casas de apostas alimentadas pela Kambi em mercados regulamentados. Vale destacar que a Kambi tem mais de 40 operadores em seis continentes.
Em termos de divisão por território, o Counter-Strike foi o título mais popular para apostar na América do Norte e na Europa. O League of Legends, por sua vez, liderou o volume de apostas na América Latina.
Entre os títulos menos conhecidos que figuraram na lista estão o Starcraft 2, em 9º lugar na América do Norte e na Europa, além de 8º na América Latina, e o Mobile Legend: Bang Bang, 10º título mais popular na América Latina.
Já entre as ligas mais populares para apostar no Counter-Strike, a Intel Extreme Masters representou 10% do volume de apostas do título na rede da empresa, com a ESL Pro League obtendo 9% em 2023.
Futuro do setor
Além de fornecer uma variedade de estatísticas para 2023, o relatório também traçou uma perspectiva para o futuro, mostrando desenvolvimentos que poderiam afetar o mercado de apostas nos e-Sports em 2024. A lista incluiu o papel potencial que a cotransmissão poderia ter na indústria, bem como de que forma os mercados de apostas poderiam afetar o ecossistema.
“À medida que os e-Sports continuam a amadurecer e se tornar uma parte integrada de qualquer oferta de apostas esportivas on-line, é essencial que as casas de apostas e outros líderes da indústria entendam quais produtos e serviços os fãs estão procurando. Com um relatório como este, pretendemos pintar um quadro mais claro, compartilhando dados sobre hábitos de apostas em jogos, mercados e regiões”, disse Niclas Sundell, chefe de vendas da Abios.
O provedor de serviços de apostas esportivas Kambi adquiriu a Abios em 2021. Desde a compra, a Abios fez parcerias com várias empresas no mercado de apostas e e-Sports, incluindo a Grid, a casa de apostas britânica Dragoni e a marca nigeriana de apostas esportivas Oyawin, entre outras.