Pular para o conteúdo

COI rompe com Arábia Saudita e cancela realização dos Jogos Olímpicos de e-Sports

Primeira edição do evento havia sido adiada para 2027 no início deste ano

Comitê Olímpico Internacional (COI) e Comitê Olímpico e Paralímpico Saudita encerraram parceria para a realização dos Jogos Olímpicos de e-Sports - Divulgação

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou o fim da parceria com o Comitê Olímpico e Paralímpico Saudita e, com isso, cancelou a realização dos Jogos Olímpicos de e-Sports, que seriam sediados na Arábia Saudita.

De acordo com um comunicado emitido pelo COI, a iniciativa foi revisada e as partes concordaram mutuamente em encerrar a cooperação para o evento, que deveria acontecer em Riad em 2027, depois de ter sido adiado no início do ano.

A parceria do COI com o Comitê Olímpico e Paralímpico Saudita foi anunciada em 2024, com duração de 12 anos

“Ambas as partes estão comprometidas em seguir seus próprios objetivos no cenário de e-Sports por caminhos separados”, diz a nota.

Agora, o COI buscará o desenvolvimento de uma nova abordagem para os Jogos Olímpicos de e-Sports, com um novo modelo de parceria. A intenção é realizar a primeira edição do evento “o mais breve possível”.

Os investimentos nos e-Sports fazem parte dos planos da Arábia Saudita na busca por se tornar uma referência internacional na realização de eventos esportivos. Entre os esforços, está a Copa do Mundo de e-Sports, sediada em 2024 e 2025 na própria cidade de Riad.