A Electronic Arts (EA) compartilhou dados sobre a interação dos fãs com o EA Sports FC 24 (ou, para muitos, Fifa 24) nos primeiros 24 dias após o lançamento mundial do jogo. Desde o lançamento global, em 29 de setembro, foram jogadas 1,6 bilhão de partidas do game, com jogadores de mais de 200 países marcando um total de 4,1 bilhões de gols.
“O EA Sports FC 24 é apenas o começo da nossa jornada na construção do futuro do futebol centrado no fã”, classificou Nick Wlodyka, vice-presidente sênior e gerente-geral do EA Sports.
Para Carlos Silva, CEO do Go Gamers, plataforma de pesquisa e análise de dados sobre a indústria de jogos, os números devem sofrer variações ao longo do tempo, mas são positivos.
“É claro que depois do lançamento nem todos os jogadores permanecem, mas acredito que esses números sejam bons o suficiente até a chegada da próxima edição ou conteúdos adicionais ao longo de 2024”, analisou.
“Esse jogo teve muita expectativa em seu entorno com a saída da Fifa [que encerrou a parceria com a EA após 30 anos], e como a comunidade seria impactada. Mas no final aconteceu o que imaginávamos: com todas as ligas, jogadores e licenciamentos já negociados, foi só colocar tudo isso dentro do que seria o ‘Fifa 24’ e manter sua base de jogadores ativos”, acrescentou Silva.
Estatísticas
Com mais de 19 mil atletas em 700 equipes e 30 ligas, o EA Sports FC 24 é desenvolvido em colaboração entre a EA Vancouver (Canadá) e EA Romênia e está disponível globalmente para PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch.
No modo Ultimate Team, em que o jogador monta seu time dos sonhos, França, Inglaterra, Espanha, Brasil e Alemanha foram as nações mais representadas nas equipes, com Premier League, LaLiga, Bundesliga, Serie A e Ligue 1 como as ligas mais representadas.
No modo Carreira, Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) tornou-se o jogador mais procurado no mercado de transferências, seguido por Jesús Corona (Monterrey), Alphonso Davies (Bayern de Munique), Jude Bellingham (Real Madrid) e Alejandro Garnacho (Manchester United).
“A única notícia triste para nós brasileiros e fãs de futebol é ver que nossos atletas não estão em alta na preferência mundial”, lembrou Carlos.
Inclusão do futebol feminino
O Barcelona foi a equipe feminina mais escolhida no FC 24, ao lado de Chelsea, Arsenal e Lyon, enquanto as equipes masculinas mais escolhidas foram Real Madrid, Manchester City, Barcelona, Manchester United e Liverpool.
Os jogadores formaram seus times dos sonhos com a inclusão do futebol feminino no Ultimate Team, e mais de 739 milhões de itens de jogadoras foram utilizados em formações iniciais para partidas on-line.
Os principais artilheiros dos fãs, até o momento, são Darwin Núñez, Ansu Fati, Erling Haaland, Timo Werner e Randal Kolo Muani no masculino; e Sam Kerr, Kadidiatou Diani, Alex Morgan, Trinity Rodman e Alexia Putellas no feminino.
Melhorias
Como todo jogo recém-lançado, mesmo por estúdios gigantescos como a EA, o FC 24 apresentou falhas, os famosos bugs, considerados grotescos pela comunidade de jogadores.
Miguel Bilhar, jogador profissional da modalidade pela Tuzzy, publicou em uma rede social que “é possível que a gente esteja de frente com o maior bug da história da franquia”.
Trata-se de um bug em que, após realizar um drible, a bola “gruda” no pé do jogador, que pode correr para dentro da meta e fazer o gol com bola e tudo.
Ao GE, a EA se pronunciou a respeito do problema, que envolve um “trickster”, isto é, um atributo especial que pode ser adquirido pelos jogadores.
“Para evitar que esse problema ocorra, removemos temporariamente o Trickster+ PlayStyle dos itens de jogador do Ultimate Team. Depois que esse problema for resolvido em uma atualização futura, tentaremos adicionar o Trickster+ de volta aos itens de jogador aplicáveis”, respondeu a desenvolvedora.