A Pesquisa Game Brasil (PGB), levantamento anual sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, lançou nesta segunda-feira (3) o painel sobre e-Sports atualizado, como parte da 10ª edição do estudo.
O painel indica que a modalidade continua popular entre os jogadores brasileiros, com 70,1% dos entrevistados afirmando jogar jogos eletrônicos. O “awareness” (conhecimento sobre um determinado tema) também aumentou 1,7%, atingindo 82,9% entre os gamers. Embora o conhecimento tenha aumentado, o consumo e a prática de e-Sports se mantiveram estáveis em comparação com a pesquisa anterior, com 48,8% dos jogadores praticando algum esporte eletrônico.
A pesquisa também revelou que 63,8% dos gamers brasileiros têm o hábito de acompanhar ou assistir a e-Sports. A maioria desses jogadores (39,2%) dedica de 1 a 3 horas por semana assistindo a vídeos ou lendo sobre o assunto. A frequência de consumo de conteúdo é de duas vezes por semana para a maioria dos jogadores (26,5%), seguida por três vezes por semana (26,1%) e diariamente (18,2%).
A pesquisa também mostrou que os esportes eletrônicos têm uma presença significativa na rotina dos jogadores brasileiros, não se limitando apenas à prática dos jogos. Os jogadores também acompanham campeonatos, transmissões de pro-players, celebridades do ecossistema, notícias e dicas dos jogos.
Quanto às plataformas de conteúdo, a pesquisa revelou que 74,6% dos jogadores se informam sobre competições por meio de canais especializados. O YouTube é a plataforma mais utilizada para consumir conteúdo de e-Sports, com 72,5% dos jogadores recorrendo a ela. O formato de conteúdo preferido são partidas online transmitidas ao vivo ou gravadas (79,7%), seguido por notícias online (61,8%).
Gêneros
No que diz respeito aos gêneros de jogos mais conhecidos e jogados, os jogos de futebol lideram com 81,4% de adesão dos jogadores atuais. Em seguida, aparece o battle royale (69,6%) e luta (61,3%).
Quanto aos títulos mais populares, Counter-Strike (CS:GO) aparece no topo da lista com 94%, seguido por Fortnite (91%), Free Fire (90,9%), Call of Duty (90,6%) e League of Legends (90,1%). Além disso, 27,9% dos jogadores brasileiros já ganharam dinheiro com e-Sports, seja por meio de apostas com amigos, plataformas de apostas, competições amadoras ou outros métodos.
A Pesquisa Game Brasil 2023 entrevistou 14.825 pessoas em todo o Brasil e foi realizada pelo SX Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM.