O telespectador mais atento deve ter percebido, nos intervalos comerciais do Sportv, um personagem ?estranho? no meio dos anunciantes. Após cinco anos sem aparecer na TV, a Umbro voltou a apostar no veículo como principal meio de comunicação com seu consumidor final.
A retomada dessa estratégia marca o início de uma nova fase para o marketing da empresa. Sob o comando da jovem Fernanda Lamego, a Umbro dedicará o segundo semestre de 2008 ao futsal e alçará o ala Falcão ao posto de garoto-propaganda da marca.
?Nossas ações estão todas concentradas em produtos ligados a essa modalidade, em calçados indoor. Até setembro, todo o esforço de comunicação da Umbro estará relacionado a essas tecnologias, mesmo porque estamos próximos do Mundial de futsal?, afirma a executiva.
Mesmo relegado a segundo plano, o futebol pode ganhar destaque até o final do ano. Parceira de Atlético Paranaense, Figueirense e Santos, a fabricante inglesa participou da concorrência para tirar da Adidas o posto de fornecedora de material esportivo do Palmeiras. Fora da licitação pelo clube paulista, a marca mira novos alvos.
?A nossa participação na licitação do Palmeiras já foi noticiada em toda a mídia. Além disso, estamos conversando com um outro clube de expressão nacional, mas não posso divulgar nem a região a qual ele pertence para não atrapalhar o andamento das negociações?, conta Fernanda.
Nesta entrevista exclusiva à Máquina do Esporte, a gerente de marketing da Umbro fecha as portas para outras modalidades e diz que as marcas esportivas não podem depender apenas de patrocínios a clubes e atletas.
Leia a seguir a íntegra da entrevista:
Máquina do Esporte: A Umbro afirmou, em junho, que apostaria suas fichas no futsal. Em contrapartida, a nova campanha da marca tem como objetivo reforçar a ligação com o futebol. Afinal, qual será o carro-chefe para este ano?
Fernanda Lamego: Em termos de comunicação, nosso semestre será dedicado ao futsal. Nossas ações estão todas concentradas em produtos ligados a essa modalidade, em calçados indoor. Até setembro, todo o esforço de comunicação da Umbro estará relacionado a essas tecnologias, mesmo porque estamos próximos do Mundial de futsal, que será disputado em setembro.
ME: A competição vai acontecer no Rio de Janeiro e em Brasília. Essas cidades receberão atenção especial da marca?
FL: Concentramos nossa atuação, principalmente, em cinco praças: Rio de Janeiro e Brasília, sedes do Mundial, além de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, por conta da relação desses mercados com o futsal.
ME: Dentro desse cenário, o Falcão será o protagonista das ações da Umbro até o final deste ano?
FL: Sim. Ele é o principal atleta do nosso portfólio no futsal, é o melhor jogador do mundo e atua no melhor clube do mundo, o Malwee Jaraguá, que também veste Umbro. A próxima campanha será totalmente focada nele.
ME: Quanto a empresa investirá nessas campanhas?
FL: Não podemos abrir valores, mas digo que a verba gira em torno de 65% do orçamento total do marketing.
ME: Futebol, portanto, não faz parte dos planos do marketing da Umbro para esta temporada?
FL: Falando de comunicação, não. Está previsto o lançamento de uma nova chuteira e só. Nesse aspecto, vamos concentrar nossa divulgação no trabalho da assessoria de imprensa.
ME: Ainda assim, a marca permanece na disputa para ser fornecedora de material esportivo do Palmeiras. Existe algum outro clube na mira da Umbro?
FL: A nossa participação na licitação do Palmeiras já foi noticiada em toda a mídia. Além disso, estamos conversando com um outro clube de expressão nacional, mas não posso divulgar nem a região a qual ele pertence para não atrapalhar o andamento das negociações. Temos ainda contratos com Atlético Paranaense, Santos e Figueirense.
ME: Existe possibilidade de ampliar o leque para outras modalidades?
FL: A Umbro não é uma marca multiesportiva. Nosso foco, historicamente, sempre foi o futebol. É por isso, inclusive, que o patrocínio à seleção da Inglaterra é o principal acordo global da empresa. É uma relação direta com a nossa origem.
ME: Umbro voltou a anunciar na TV após uma lacuna de cinco anos. Qual a razão para a retomada dessa estratégia?
FL: A necessidade de aproximar a marca do consumidor final. Não dá para viver só de patrocínio a clubes e atletas. Foi por isso, inclusive, que apostamos em uma campanha institucional para marcar nossa volta à televisão. O filme conta um pouco do que é a Umbro e fala de futebol. Ele mostra como um garoto respira futebol durante o dia. Para essa retomada, fechamos exclusividade com o Sportv. O canal irá veicular o anúncio de 30 segundos até dezembro. Além disso, estaremos na edição de aniversário da Playboy em agosto e estivemos na VIP desde julho.