O Brasil será sede em 2025, pela primeira vez, de uma etapa da Copa do Mundo de Escalada. De 16 a 18 de maio do ano que vem, Curitiba (PR) receberá os principais atletas do mundo da modalidade, na categoria boulder.
Será a primeira vez que um país da América do Sul sediará uma etapa da Copa do Mundo de Escalada. A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC, na sigla em inglês) divulgará o calendário completo na próxima segunda-feira (30).
“Queremos mostrar para um público brasileiro mais amplo o quão emocionante e dinâmico é o nosso esporte, e ter os melhores escaladores do mundo em Curitiba, em maio próximo, certamente nos ajudará a conseguir isso”, comentou Thiago Campacci, presidente da Confederação Brasileira de Escalada (CBEscalada).
“É com grande entusiasmo que anunciamos o Brasil como anfitrião de um evento da Copa do Mundo da IFSC em 2025. Após o imenso sucesso que tivemos em Paris 2024, nosso objetivo é expandir ainda mais a globalização do circuito”, acrescentou Marco Scolaris, presidente da IFSC.
A escalada esportiva se tornou modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio 2020, disputados em 2021 por conta da pandemia de Covid-19. O Brasil não contou com representantes no esporte nas últimas duas edições dos Jogos.
“Uma parada na América do Sul representa um marco no nosso desenvolvimento, refletindo o crescimento da comunidade, mais forte e mais difundida em todos os continentes”, exaltou Scolaris.
COB Expo
Com o anúncio da Copa do Mundo de Escalada em Curitiba (PR), a CBEscalada realizará um painel sobre o evento para a imprensa e demais interessados durante a COB Expo, evento realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que terá início nesta quarta-feira (25), em São Paulo (SP).
Durante o painel, serão apresentados mais detalhes sobre a organização do evento no país. Thiago Campacci falará sobre o processo de candidatura para incluir a etapa no calendário da IFSC e a importância de trazer um evento desse porte para o país.
O presidente da CBEscalada estará acompanhado de Maurício Carlos Santos, CEO da Marketing Consulting Sports (MCS), empresa parceira da confederação, que apresentará os números e detalhará a organização do evento.
“A COB Expo é uma grande vitrine para os esportes olímpicos, e não teria melhor lugar para apresentarmos com mais detalhes essa grande conquista para a escalada nacional. Será um momento importante para mostrar à imprensa e possíveis patrocinadores o tamanho e o apelo deste evento”, comentou Campacci.