Espanha e Inglaterra se enfrentarão no domingo (14) pelo título da Euro 2024. As seleções entram em campo a partir das 16h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha, para um duelo que também se destaca no mundo dos negócios.
Duas das maiores potências do futebol, ambas as seleções reúnem alguns dos melhores jogadores do mundo. Fora de campo, também se destacam por conta de seus inúmeros patrocínios e influência nas redes sociais.
Jogadores
Ambas as seleções possuem diversas estrelas em seu elenco. Na Espanha, o principal destaque tem sido Lamine Yamal, jovem de apenas 16 anos que atua pelo Barcelona e é tido como um dos atletas mais promissores do futebol.
Considerando todos os jogadores de seu elenco, a seleção espanhola possui um valor aproximado de € 965,5 milhões, de acordo com o site especializado Transfermarkt.
A Inglaterra supera seu rival nesse quesito, também contando com um jogador jovem como seu maior destaque. Os ingleses têm em Jude Bellingham, meio-campista de 21 anos do Real Madrid, sua maior esperança de boas jogadas. No total, a equipe tem um valor de € 1,52 bilhão.
Patrocinadores
A Espanha também sai atrás no número de patrocinadores. A RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol) possui 19 acordos comerciais que envolvem sua seleção masculina principal. Entre as marcas, destacam-se Adidas, TCL, Iberia, Sanitas e Silbo Telecom.
A FA, federação inglesa de futebol, acumula 27 patrocinadores. Além da Nike, sua fornecedora de materiais esportivos, a Inglaterra é parceira de Budweiser, Disney, Emirates, Xbox, LG, EE, Google e Chase, entre outros.
Redes sociais
O domínio inglês também se faz presente nas redes sociais, com um número de seguidores duas vezes maior do que seu rival. A Inglaterra conta com 12 milhões de seguidores no Instagram, 6,3 milhões no X e 8,9 milhões no TikTok, um total de 27,2 milhões.
A Espanha, apesar de contar com mais títulos de Eurocopa, fica atrás nas mídias digitais. A seleção espanhola possui 5,7 milhões de seguidores no Instagram, 2,8 milhões no X e 2,1 milhões no TikTok, um total de 10,6 milhões.