Qual o planejamento de marketing da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelas competições organizadas pela entidade? A resposta a essa pergunta será dada por Claudio Gomes, diretor de marketing de competições da CBF, no encerramento do “4° Fórum Máquina do Esporte – Conteúdo, dados e a nova jornada do fã”.
Com início previsto para as 15h25, a palestra “A nova visão de marketing da CBF” será ministrada por Claudio Gomes, que é responsável pelo marketing de todas as competições de clubes organizadas pela CBF (Séries A a D do Brasileirão, Copa do Brasil, além de torneios regionais e de base).
O executivo falará sobre a nova fase do futebol brasileiro, iniciada com a entrada de Samir Xaud como presidente da entidade, em maio. De lá para cá, houve a criação de um novo calendário, debates sobre Fair Play Financeiro em andamento e mudanças na comunicação e nas estratégias da confederação em busca de uma transformação institucional do futebol brasileiro.
Claudio Gomes tem vasta experiência no mercado do futebol. Primeiro, foi diretor de marketing e comercial do Criciúma (2010 a 2012) e diretor de futebol do mesmo Criciúma (2013 a 2015). Depois, tornou-se diretor-executivo da SCCLUBES (empresa responsável pelos direitos comerciais do futebol catarinense), onde ficou de 2016 a 2022, saindo para se tornar executivo do Avaí. Em 2023, retornou à Federação Catarinense de Futebol (FCF), onde atuou até o fim de maio como diretor comercial e secretário-geral da entidade.
Antes de assumir o cargo de diretor de marketing da CBF, o executivo já havia tido uma passagem pela própria entidade, quando foi gerente comercial de competições, atuando de forma consistente na comercialização de pacotes de patrocínio para as Séries B e C do Brasileirão.
Vale lembrar ainda que, em sua passagem pela FCF, Gomes foi responsável por implementar o modelo de transmissão por streaming de todas as partidas do Campeonato Catarinense, até então inédito no futebol brasileiro.
Tudo sobre o Fórum
Com os patrocínios de Ge TV, Lean Agency e Ticket Sports, além dos apoios de Genial Investimentos, Administração ESPM e Fotop, o “4° Fórum Máquina do Esporte – Conteúdo, dados e a nova jornada do fã” será realizado no Teatro ESPM, na sede da ESPM, em São Paulo (SP), a partir das 8h15 (horário de Brasília).
Confira abaixo a programação completa:
- 8h15: Recepção e Café de boas-vindas
- 9h: Abertura
- 9h10: O Case GeTV
- 9h45: A construção de marca do 1º unicórnio das bets – Anselmo Albuquerque (Lean Agency)
- 10h20: Modelos de engajamento do fã – Adriana Andrade (GP São Paulo de F1) e Juliano Seganti (IMM)
- 11h45: Explorando o funil: Os passos de consumo da jornada de um corredor em um mercado de bilhões – Daniel Krutman (Ticket Sports)
- 12h15: Almoço
- 14h: O fim do fã genérico
- 15h25: A nova visão de marketing da CBF – Claudio Gomes (CBF)
- 16h: Encerramento
