Confira a programação do Fórum Máquina do Esporte 2024

Fórum Máquina do Esporte será realizado na terça-feira (9), em São Paulo (SP) - Divulgação

O Fórum Máquina do Esporte 2024 acontecerá nesta terça-feira (9), na sede da Genial Investimentos, em São Paulo (SP). Com a temática “Fã: O Protagonista do Negócio”, o evento trará os principais líderes da indústria esportiva brasileira para mostrar como explorar o maior ativo do esporte para gerar negócios.

As inscrições para participar do Fórum Máquina do Esporte 2024 estão encerradas, mas toda a cobertura você pode conferir nos perfis da Máquina nas redes sociais. A reprise dos painéis estará disponível futuramente dentro do nosso canal no YouTube. Confira abaixo como será todo o evento.

MANHÃ

8h25 – Café Genial
Recepcionaremos os participantes do Fórum Máquina do Esporte 2024 com um café da manhã na sede da Genial Investimentos. Além da oportunidade de relacionamento entre os presentes, poderemos conhecer o escritório de uma corretora de investimentos que tem, atualmente, mais de 1,5 milhão de clientes.

9h25 – Abertura com Erich Beting
O fundador e CEO da Máquina do Esporte abrirá o fórum com um breve panorama sobre o mercado esportivo no Brasil e o motivo de debatermos sobre como o fã precisa ser colocado no centro da estratégia do negócio esportivo.

9h35 – Palestra: sportv 100% Paris 2024
Palestrante: Marcelo Fernandes (head de produto do sportv)
O painel de abertura do Fórum Máquina do Esporte tem como objetivo mostrar como o maior canal esportivo fechado do país prepara a cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris. Qual é o perfil do fã do esporte olímpico? De que forma uma empresa de mídia usa o evento para se conectar com o fã? Como levar informação e entretenimento ao público?

10h – Palestra: Marketing de influência na Era da Reverberação
Palestrantes: Jordana Fonseca (diretora de planejamento da BR Media) e Bruno Ranieri (head da BR Sports)
O crescimento do mercado de influenciadores digitais chegou ao esporte. Em busca de uma maior reverberação dos eventos esportivos, marcas e organizadores precisam cada vez mais trabalhar para ampliar o alcance de suas ações. Jordana Fonseca e Bruno Ranieri apresentarão um estudo inédito do BR Media Group, em parceria com o Instituto Consumoteca, sobre o marketing de influência e os seus impactos sobre a indústria do esporte. Eles mostrarão como os influenciadores conseguem atrair e reter a atenção do fã e, a partir disso, gerar maior capacidade de comunicação e visibilidade ao esporte e seus patrocinadores.

10h25 – Debate: Construção de comunidades no esporte
Palestrantes: Daniel Krutman (CEO do Ticket Sports), Carlos Galvão (CEO da Unlimited Sports) e Arthur Trauczynski (fundador e CEO da Global Vita Sports)
Todo atleta é um fã? Corrida de rua, ciclismo e triatlo são esportes conhecidos pela formação de comunidades de pessoas que fazem do esporte e da vida saudável um estilo de vida. Nesse painel, mostraremos como a construção de comunidades no esporte pode ser um instrumento valioso para as marcas se conectarem com o público.

11h15 – Debate: O Papel do atleta na relação com o fã
Palestrantes: Diego Ribas (ex-jogador do Flamengo), Eduardo Paulsen (diretor-geral da The Players’ Tribune) e Alice Bernardo (diretora da Octagon)
Mediação: Bernardo Pontes (fundador da Alob Sports)
A construção de um relacionamento sólido entre o ídolo e o fã é uma premissa para que o esporte se desenvolva ainda mais como negócio. Qual é o papel que cada parte da cadeia produtiva dessa relação desempenha?

12h05 – Almoço
No próprio local do evento, será servido um almoço aos participantes.

TARDE

13h40 – Palestra: Construindo uma relação sólida com o fã
Palestrante: Adriana Andrade (gerente de marketing do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1)
O Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 conseguiu transformar um evento de um final de semana em uma plataforma de relacionamento com o fã que perdura o ano inteiro. Responsável pelo marketing e pela gestão de relacionamento com o cliente (CRM) do GP de São Paulo, Adriana Andrade mostrará de que forma construir uma relação sólida com o fã. Ela também apresentará números e o perfil do público que participa da prova na capital paulista.

14h05 – Debate: Blockchain, fan tokens e as oportunidades de negócio com o fã
Palestrantes: Bruno Pessoa (diretor-geral da Socios.com), Diego Borgo (Top Voice para Web3 do LinkedIn), Lugui Tillier (diretor da Lumix) e Debora Saldanha (Atlético-MG)
Mediação: Erich Beting (CEO da Máquina do Esporte)
A transformação digital é cada vez mais necessária dentro do ambiente esportivo. Não apenas para as entidades, mas para quem investe em patrocínio. Com a Web3 tornando-se mais popular, a descentralização se transforma em oportunidade, ainda mais no ambiente esportivo, em que a construção de comunidades e o senso de pertencimento são tão fortes.

14h55 – Debate: O impacto da mulher no consumo do esporte
Palestrantes: Giovana Aleixo (diretora de projetos da Octagon), Marina Fagali (gerente sênior de relações públicas e institucionais da Socios.com) e Giovanna Aranha (gerente de marketing da Adidas)
O painel abordará como a mulher impacta a cadeia de consumo do esporte. Como o Fórum Máquina do Esporte 2024 tem como mote o fato do fã ser o protagonista do negócio, a ideia do debate é mostrar, sob diferentes aspectos, como a mulher representa uma parcela significativa desse negócio. Para isso, teremos três debatedoras com perfis distintos. Elas mostrarão de que forma a mulher consome o esporte e como entender essa oportunidade de relacionamento com o público feminino pode atrair uma nova receita para o esporte.

15h45 – Pausa para o café

16h05 – Debate: O fã no centro do negócio
Palestrantes: Ivan Martinho (presidente da WSL na América Latina) e Arnon de Mello (vice-presidente da NBA para a América Latina)
Mediação: Vinicius Lordello (diretor de inteligência da Máquina do Esporte)
O fã no centro do negócio. Essa é a premissa que rege as principais ligas esportivas americanas. Aqui no Brasil, somos impactados frequentemente pelas ações que a NBA realiza, como a NBA House. Da mesma forma, a World Surf League tem aproveitado a Brazilian Storm nas ondas para ganhar ainda mais público no país e ampliar os negócios.

16h55 – Bate-papo: Construção de marca pelo esporte
Convidado: Rodolfo Riechert (CEO da Genial Investimentos)
A Genial Investimentos tem construído sua história a partir do esporte. Desde 2018, quando a marca foi lançada, Gustavo Kuerten, o Guga, é sócio da empresa e garoto-propaganda do banco de investimentos que tem mais de 1,5 milhão de clientes. Rodolfo Riechert, fundador e CEO da Genial Investimentos, lidera um negócio que ganhou, em três anos, mais de 1 milhão de novos clientes e ampliou as ações relacionadas ao esporte.

17h20 – Palestra: Uma Olimpíada para o fã
Palestrante: Gustavo Herbetta (diretor de marketing do COB)
Em 2024, o Comitê Olímpico do Brasil assumiu um novo desafio para gerenciar a campanha do Time Brasil rumo aos Jogos Olímpicos. Mais do que levar os atletas brasileiros para a disputa de mais uma Olimpíada, o COB tem trabalhado para ampliar o alcance das relações com o fã e a entrega comercial a seus patrocinadores. Gustavo Herbetta, diretor de marketing do COB, é o encarregado de dar uma entrega única na história do país. Nem mesmo durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 houve tantas ações simultâneas para o fã olímpico. O COB terá, por exemplo, um espaço para vibrar pelo Time Brasil no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP), e ainda fará ações em Paris. Tudo isso carregando o maior time de patrocinadores da história do comitê: mais de 30 parceiros.

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