Arnon de Mello: “NBA é mais uma empresa de entretenimento do que uma liga”

Arnon de Mello (NBA), Ivan Martinho (WSL) e Vinicius Lordello durante o Fórum Máquina do Esporte 2024 - Tiago Lasak / Fotop

No Fórum Máquina do Esporte 2024, Arnon de Mello, vice-presidente da NBA para a América Latina, detalhou a maneira como a liga norte-americana de basquete se posiciona: como um produto de entretenimento. Ao lado de Ivan Martinho, presidente da World Surf League (WSL) na América Latina, e com mediação de Vinicius Lordello, diretor de inteligência da Máquina do Esporte, o executivo debateu sobre a colocação dos fãs no centro dos esportes.

Arnon revelou que a NBA se considera mais como uma empresa de mídia do que uma liga esportiva. Esse conceito se reflete nos jogos da competição, que, de acordo com o executivo, são completamente planejados para gerar entretenimento, como uma “peça de teatro”.

“A NBA se considera mais como uma empresa de mídia e entretenimento do que como uma liga. O jogo é visto como uma peça de teatro, do primeiro ao último minuto. Tudo é programado. A cada 30 segundos, sabemos o que vai acontecer nos momentos em que a bola não está sendo quicada. Não tem espaço para criatividade ou inovação. Está tudo programado”, disse.

LEIA MAIS SOBRE O FÓRUM MÁQUINA DO ESPORTE 2024:

COB lançará álbum de figurinhas e plataforma de metaverso para Paris 2024
Sportv programa 4 canais e 40 sinais no Globoplay para cobertura de Paris 2024
GP São Paulo de Fórmula 1 rejuvenesce base de fãs e atrai mais mulheres
Genial Investimentos: “Atributos do esporte ajudam na construção de marca e geram negócios”
Diego Ribas: “Fãs são agentes ativos na construção da relação com atletas”
Socios.com: “Oferta de benefícios é o caminho para a popularização da blockchain no futebol”
Ícones do esporte inspiram outras mulheres para o crescimento do mercado feminino
Esporte de participação cresce e já tem público de 65 milhões de atletas no Brasil

SAIBA TUDO QUE ROLOU NO FÓRUM MÁQUINA DO ESPORTE 2024 NO NOSSO INSTAGRAM

Imprevisível

Ivan Martinho, por outro lado, apontou que um dos grandes desafios da WSL, a Liga Mundial de Surfe, é justamente a imprevisibilidade. Com isso, a competição teve que criar formas para trazer os fãs na hora certa.

“A gente não sabe nem quando vai ter a onda. Claro que temos a métrica e tentamos marcar o evento nos momentos com maior propensão. Quando você pensa em programação de televisão, tem o horário. Mas temos primeiro que lidar com a imprevisibilidade”, ponderou o presidente da WSL na América Latina.

“O esforço para chamar as pessoas para sintonizar é grande. Temos um aplicativo extremamente desenvolvido, para que os torcedores possam assistir de onde estiverem. Depois, buscamos criar formas de contar para essas pessoas que estamos entrando no ar, por isso nosso aplicativo envia notificações”, completou.

O Fórum Máquina do Esporte 2024 tem patrocínio de Genial Investimentos, sportv, Socios.com e Chiliz (Cota Ouro); Ticket Sports (Cota Prata); The Players’ Tribune e BR Media (Cota Bronze).

*Estagiário da Máquina do Esporte, sob supervisão de Adalberto Leister Filho

Sair da versão mobile