O Parque Villa-Lobos, na zona oeste de São Paulo, com área de 732 mil m2, tem se transformado em sede de diversos evento esportivos da capital paulista. Desde que a Reserva Parques assumiu a concessão do espaço, em setembro de 2022, o local tem tido uma agenda carregada.
O espaço passou a abrigar um calendário com corridas de rua temáticas quase todos os finais de semana, campeonatos de skate, futebol society, basquete 3 x 3 e eventos de entidades esportivas internacionais como NBA e NFL.
Para realizar toda a operação, o parque conta com cerca de 200 funcionários, entre diretos e terceirizados. O horário de funcionamento vai das 5h30 às 19h, mas há horários estendidos em dias de evento, o que ocorre com alguma constância.
Carlos Frazão, diretor de eventos e comercial da Reserva Parques, que administra os parques Villa Lobos e Cândido Portinari, na capital paulista, mesmo com a realização de até quatro eventos simultâneos, cerca de 90% da área permanece disponível aos demais frequentadores.
“O objetivo da concessão é trazer o máximo possível de entretenimento para atrair o público de volta ao parque”, afirma o executivo.
São Paulo Open
Entre os dias 6 e 14 de setembro, o parque será palco do WTA 250 São Paulo Open, torneio internacional de tênis feminino que marca o retorno da cidade ao circuito da elite do esporte após 25 anos.
“O São Paulo Open surge em uma parceria de longo prazo que temos com a IMM. Ela já faz aqui o Cirque du Soleil, a Oktoberfest e o Taste São Paulo”, conta Frazão.
Frazão conta que, em conversa com Alan Adler (CEO da IMM), sugeriu promover um torneio internacional de tênis no parque. Adler respondeu que não tinha nenhum evento da ATP disponível no calendário, mas que poderia trazer um da WTA.
“A gente veio construindo esse namoro há um ano e meio. A prefeitura apoiou, entrou no calendário oficial da cidade e conseguimos trazer um evento tão significativo como é um WTA 250”, diz o executivo. “O Rio tem o Rio Open e São Paulo estava carente de um evento desse tipo.”
O torneio será realizado nas quadras reformadas de piso duro. O parque possui estrutura para seis quadras: duas de jogo e quatro de treino. Uma delas receberá o nome de uma atleta. Embora o parque mantenha em sigilo quem será a homenageada, a principal aposta é que Maria Esther Bueno, maior tenista da história do Brasil, ganhe essa honraria.
A organização prevê a construção de arquibancadas móveis, camarotes e iluminação para jogos noturnos durante o período de competição.
A chave principal terá 32 tenistas. Dessas, 23 serão classificadas via ranking, quatro convidadas, quatro virão do qualifying e uma pelo special exempt (vaga concedida a uma tenista que esteja competindo em outro torneio na semana anterior e que não poderá participar do qualificatório para a chave principal).
A competição contará com a as brasileiras Bia Haddad, 21ª do ranking mundial, e Laura Pigossi, medalha de bronze nas duplas nas Olimpíadas de Tóquio 2020, além de estrangeiras como a norte-americana Hailey Baptiste e a filipina Alexandra Eala.

Corridas temáticas
Mas o principal braço esportivo do Villa-Lobos tem sido as corridas temáticas. Em 2025, já foram realizadas mais de 20 provas e existem mais 22 já confirmadas até o final do ano, incluindo a Corrida e Caminhada contra a Fome, no próximo domingo (17).
Além dela, há provas inspiradas em ícones da cultura pop ou esportiva como Harry Potter, Round 6, Naruto, Caverna do Dragão, Bob Esponja, Minions, Barça e Forrest Gump. Essa última está marcada para 7 de dezembro, justamente na data em que completam 31 anos do lançamento do filme no Brasil.
As provas ocorrem quase todo fim de semana, com percursos de 5 km e 10 km desenhados para não sair do parque, interromper vias e atrapalhar o trânsito no entorno. A estrutura inclui estacionamento, banheiros fixos e químicos, pontos de hidratação e áreas de alongamento.
“O parque é plano, arborizado e oferece conforto térmico, o que facilita a participação de iniciantes”, explicou Frazão.
NBA e NFL
A NBA House, que realizou neste ano sua segunda edição no parque, ocupou uma área de 9.700 m², oferecendo experiências como quadras de basquete 3 x 3 e 5 x 5, ativações chamadas de Fan Day, em dias sem jogos, e o Game Night, quando havia partidas do playoff final entre Oklahoma City Thunder e Indiana Pacers.
O espaço ficava aberto até 1h da manhã em dias de jogos, ampliando o horário de funcionamento do parque nessas ocasiões especiais.
“Quando eu procurei a NBA eu falei que não tinha o fluxo de pessoas que um shopping pode oferecer, mas eu tinha uma coisa que eles não podiam oferecer que são quadras. O seu público já vem jogar basquete aqui”, diz o executivo.
Já a entidade de futebol americano programou no parque, no ano passado, a NFL Experience, com atividades para engajar o público para o jogo Philadelphia Eagles x Green Bay Packers, na Neo Química Arena. Foi a primeira partida oficial da liga norte-americana no Brasil.
Neste ano, haverá Corrida NFL, marcada para 7 de setembro, com percursos de 3 km, 5 km e 10 km. A edição anterior integrou a NFL Experience.

Skate e motocross
Uma das etapas do STU National, circuito brasileiro de skate, tem sido realizada no Parque Cândido Portinari, área de 121 mil m2, que fica ao lado do Villa-Lobos e integra o mesmo complexo.
A brasileira Rayssa Leal dona de duas medalhas olímpicas no skate street, já se apresentou no local. Em 2025, porém, não haverá etapa do circuito no parque.
Outro destaque é o Arena Cross, campeonato paulista de motocross, que ocorrerá em 23 de agosto também Cândido Portinari. A pista de terra é montada temporariamente e conta com arquibancadas e camarotes.
Gastronomia
Fora do universo esportivo, o Villa-Lobos também conta com eventos gastronômicos como o Taste São Paulo Festival. A edição de 2025 aconteceu em junho, com mais de 30 restaurantes, aulas com chefs e shows musicais.
Outra atração é o Dinner in the Sky, experiência premium que oferece refeições em uma plataforma suspensa a 50 metros de altura.
A oportunidade gastronômica neste ano foi oferecida entre abril e julho, com opções de brunch, almoço, coquetel, sunset (refeição no período do pôr-do-sol) e jantar. Os ingressos custaram entre R$ 400 e R$ 690.