Pular para o conteúdo

Audi acelera aproximação à Fórmula 1 com Rubens Barrichello como embaixador

Montadora alemã, que entrará na categoria em 2026, acredita que piloto trará engajamento e conexão com amantes de carros

Rubens Barrichello se tornou embaixador da Audi no Brasil - Divulgação

A Audi anunciou nas últimas semanas Rubens Barrichello como embaixador no mercado brasileiro. A escolha é um movimento estratégico em busca de engajamento e maior conexão com consumidores, enquanto acelera a aproximação da montadora com a Fórmula 1.

A parceria parte da conexão de Rubens Barrichello com a marca. O piloto sempre declarou sua admiração à Audi, inclusive tendo um modelo da montadora, o RS6, como um de seus preferidos.

“O Rubinho tem uma história muito bem definida e consagrada. É uma pessoa que continua atuando ainda no automobilismo, tem um conhecimento de automobilismo muito grande”, disse Gerold Pillekamp, diretor de marketing da Audi no Brasil, à Máquina do Esporte.

Além disso, a parceria significa uma certa continuidade na relação da marca com ídolos brasileiros no automobilismo. A Audi chegou ao Brasil através de Ayrton Senna, com quem Barrichello chegou a dividir as pistas da Fórmula 1.

Essa ligação histórica, somada à presença contínua de Barrichello no automobilismo, o torna uma fonte valiosa de conhecimento e credibilidade para a comunicação com o público.

“É um cara ideal para conectar os produtos que temos, e que ainda vamos ter, para saber explicar as tecnologias para nossos clientes e também falar dessas experiências de Fórmula 1 que queremos criar”, avaliou o diretor.

O papel de embaixador de Barrichello passa por plataformas de experiência da Audi, como o Driving Experience. Nessas ativações, o piloto utiliza seu conhecimento técnico para explicar as tecnologias dos veículos e proporcionar aos clientes momentos de contato com os carros da montadora.

“Isso traz uma emoção e, sem dúvida, uma exclusividade muito grande. Então, nesse sentido, podemos aproveitá-lo bastante”, exaltou Gerold Pillekamp.

Alcance

Através da parceria, a Audi também espera ter um impulso de engajamento, principalmente com um público com o qual ainda não está totalmente conectada. A presença do ex-piloto em eventos e ativações é vista como uma forma de atração, em busca de transformar a curiosidade em paixão pela marca.

“Podemos usá-lo como uma plataforma de comunicação dos nossos modelos, algo que ele já faz hoje com muita propriedade nos canais, nas redes sociais dele”, apontou o diretor de marketing da Audi no Brasil.

“É claro que a Audi conversa bastante com o público do automobilismo, de carros, mas tenho certeza que o Rubinho tem algum público característico dele que talvez a gente não tenha se conectado ainda”, seguiu.

Fórmula 1

A entrada da Audi na Fórmula 1 em 2026 também está diretamente ligada à presença de Barrichello. Apesar de já ter participado de diversas competições de destaque no automobilismo mundial, a participação na principal categoria do mundo deverá ser o maior salto da montadora nos esportes a motor.

“Estar na Fórmula 1, que a gente entende que é o pico do automobilismo, é um motivo de grande orgulho para a gente. Claro que estamos ali por um propósito, que é vencer, como a gente sempre teve em todas as categorias”, lembrou o executivo.

O piloto, um dos brasileiros com maior destaque na história da F1, atuará em diversas frentes para manter o tema em pauta até a estreia. Além disso, será um pilar importante para a Audi do Brasil se manter próxima da categoria enquanto ela roda o mundo.

“Temos a Fórmula 1 aqui no Brasil em novembro, mas ao longo do ano queremos ter diversas maneiras de nos conectar com nosso cliente de automobilismo. Então, nas nossas ativações ao longo do ano, ele tem que estar presente para nos comunicarmos com a Fórmula 1”, pontuou Gerald Pillekamp.

A entrada na categoria será uma grande oportunidade de conexão com o Brasil. A Audi assumirá o lugar da Stake Sauber, equipe de Gabriel Bortoleto, único brasileiro na F1.

“A gente vai estar pela primeira vez na Fórmula 1 e com o Gabriel Bortoletto, um brasileiro. Realmente acho que são os astros se alinhando para um momento muito feliz do brasileiro e da Audi no Brasil e no mundo”, concluiu o diretor de marketing.