A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou, nesta quinta-feira (3), a criação de sua primeira agência fora da Europa em 119 anos.
O país escolhido para receber o escritório da entidade esportiva foi o Brasil. A agência da FIA funcionará no Rio de Janeiro, em parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Além desse novo escritório brasileiro e de sua sede em Paris, na França, a FIA conta com agência na francesa Valleiry e na suíça Genebra.
O anúncio foi feito durante o Congresso Americano da FIA, realizado na Guatemala e que contou com a participação do presidente da entidade, Mohammed Ben Sulayem.
O escritório da FIA no Brasil será comandado pelo assistente internacional da CBA, Renato Corrêa, que, por sua vez, prestará contas para Fabiana Ecclestone, vice-presidente de esportes na América do Sul.
Fabiana é esposa de Bernie Ecclestone, ex-CEO da Fórmula 1, uma das categorias da entidade, que também está à frente de Fórmula E, Fórmula 2 e Fórmula 3.
A criação do escritório no Rio de Janeiro reforça a importância estratégica do Brasil para a Federação Internacional de Automobilismo.
O país sedia atualmente uma das etapas do campeonato de Fórmula 1, o Grande Prêmio de São Paulo, além do ePrix de Fórmula E, também realizado na capital paulista.
Além disso, ao longo da história, o Brasil também teve pilotos de destaque na Fórmula 1, em especial os campeões Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna.
Atualmente, os únicos pilotos brasileiros na Fórmula 1 são Pietro Fittipaldi, reserva da Haas, e Felipe Drugovich, suplente na Aston Martin e atual campeão da Fórmula 2.