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Pesquisa: Brinquedos da Fórmula 1 têm aumento de 1.000% nas vendas no Brasil em 2024

Segundo um levantamento da Circana, Lego da McLaren Senna lidera lista de produtos da F1 comercializados no país

Lego McLaren Senna, brinquedo de F1 mais vendido no Brasil - Divulgação

Lego McLaren Senna é o brinquedo de F1 mais vendido no Brasil - Divulgação

As vendas de brinquedos temáticos da Fórmula 1 no mercado brasileiro tiveram um aumento de 1.000% em 2024 em comparação com o mesmo período em 2023. Os dados estão em um levantamento internacional feito pela Circana, empresa de data tech para análise de comportamento de consumo.

O crescimento também foi expressivo no México e nos Estados Unidos, mercados nos quais a categoria também tem atraído o público jovem. A pesquisa da Circana foi feita em 12 países: Brasil, México, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Itália, Bélgica e Austrália.

Além da F1, outras marcas do automobilismo também tiveram um crescimento expressivo no Brasil entre brinquedos voltados para jovens adultos, como McLaren (1.176%), Mercedes-Benz (125%) e Ferrari (125%).

“A parceria entre a Fórmula 1 e grandes marcas de brinquedos, como Lego e Hot Wheels, não só impulsiona as vendas no varejo, mas também cria uma ponte entre gerações”, analisou Guilherme Bocchi, gerente de contas da Circana.

Nos últimos anos, a Liberty Media, gestora comercial da F1, tem feito uma série de parcerias com grandes fabricantes de brinquedos, como as citadas Lego e Mattel, que utiliza ativos da categoria em sua marca Hot Wheels. As parcerias ajudam no processo de rejuvenescimento da base de fãs da Fórmula 1.

“Esses produtos proporcionam conexão entre adultos e crianças, permitindo que pais e filhos compartilhem o interesse mútuo pelo automobilismo de forma lúdica”, comentou Bocchi.

“No Brasil, o sucesso da linha Lego McLaren Senna exemplifica essa tendência, combinando nostalgia e novas experiências no mercado de brinquedos”, acrescentou.

Hot Wheels

A parceria entre a F1 e a Hot Wheels, por exemplo, aproximou a competição cas crianças. Disponível em mais de 150 países, o Single 1:64 Assortment da Hot Wheels é o brinquedo mais vendido do mundo na história, segundo a Circana.

De acordo com a agência, já foram comercializados, até 2024, cerca de 8 bilhões de unidades dos carrinhos em meio século em que o produto está disponível no mercado.

Linha da Hot Whells com carrinhos da Fórmula 1 - Divulgação
Linha da Hot Wheels com carrinhos da Fórmula 1 – Divulgação

Lego

Com a Lego, a parceria resultou no lançamento de uma linha de produtos inspirados na categoria. A coleção inclui o Lego Duplo, para crianças em idade pré-escolar, além de kits voltados para crianças mais velhas e adultos.

Segundo a Circana, no Brasil, os blocos de construção representam mais de 80% das vendas de brinquedos temáticos da F1. Um dos principais destaques é o modelo Lego da McLaren Senna, lançado em 2024, no marco dos 30 anos da morte do piloto brasileiro. O item faturou mais de R$ 9 milhões no ano passado e liderou as vendas de produtos da F1 no Brasil.

Digital

A estratégia da Fórmula 1 de se conectar com um público mais jovem vai além dos brinquedos. A Liberty Media tem feito fortes investimentos na ampliação da base de fãs da categoria em seus ativos digitais.

Atualmente, 54% dos fãs da F1 no TikTok e 40% no Instagram têm menos de 25 anos, de acordo com dados oficiais da categoria.

Parte desse sucesso é creditado à série “Drive to Survive”, da Netflix, que mostra os bastidores da categoria a cada temporada, com abordagem cinematográfica. A série documental estreou a sétima temporada, referente ao campeonato de 2024, na última sexta-feira (7), e é um dos sucessos de audiência da plataforma de streaming.