Jonny Haworth, diretor de parcerias comerciais da Fórmula 1, afirmou que a principal categoria do automobilismo desenvolve, no momento, um “produto de apostas” para oferecer ao público uma forma nova de engajamento e, claro, aumentar sua arrecadação.
Durante o BlackBook Motorsport Forum, em Londres, na Inglaterra, Haworth reconheceu que a F1 ficou para trás de outros esportes no setor de apostas. No entanto, o executivo acredita que a categoria ainda possa formatar um produto no segmento, aproveitando a base global de fãs.
“Creio que a F1 represente 0,4% do total de apostas no mundo, o que é louco para um esporte do tamanho da Fórmula 1”, reconheceu Haworth.
Com esses dados, o executivo enxerga que há um mercado promissor que ainda não está sendo explorado pela liga de automobilismo.
“Estamos trabalhando muito duro para descobrir como lançar um produto de apostas envolvente, que permita às pessoas não apenas olharem para as apostas de resultados, mas também usem os dados do esporte para se envolverem em várias outras opções de apostas”, destacou.
Parceria
Em fevereiro, a F1 fechou parceria com a ALT Sports Data para ajudar a desenvolver sua própria plataforma de apostas.
A Fórmula 1, porém, ainda não investiu nos jogos de azar tanto quanto outras grandes ligas esportivas, particularmente nos Estados Unidos, onde o faturamento do setor continua subindo à medida que mais Estados legalizam as apostas esportivas.
O mercado norte-americano viu um crescimento de 25,4% em 2024, atingindo um recorde de US$ 13,71 bilhões em apostas, de acordo com dados da Associação Americana de Jogos (AGA, na sigla em inglês).
“As apostas esportivas são uma parte cada vez mais importante na experiência global dos fãs”, ressaltou Emily Prazer, diretora comercial da F1.
Apesar disso, até o momento, a categoria não conta com um parceiro global de apostas. O único acordo assinado no setor foi com a 188Bet, mas específico para o mercado asiático.